Equador fortalece monitoramento e vigilância epidemiológica da vacinação

Notícias

Minimizar processos manuais, garantir agilidade e compartilhamento de informações nos níveis local, regional e global é um dos objetivos da implantação do DHIS2.

O DHIS2 é um sistema informático desenvolvido pelo Ministério de Saúde Pública (MSP) com o apoio da OPAS/OMS no Equador para monitorar os ‘Eventos Supostamente Atribuídos à Vacinação ou Imunização Grave (ESAVI)’.

«Embora as vacinas sejam seguras e eficazes, todos os países devem ter um sistema que notifique alertas de eventos graves ou não graves que, em princípio, sejam suspeitos ou relacionados com a vacinação», explicam desde o MSP.

O representante da OPAS, Óscar Barreneche, acrescenta que a idéia é “realizar uma investigação, do ponto de vista clínico, epidemiológico e regulatório, para analisar a causalidade imparcial e concluir se há associação entre a vacinação e o evento apresentado”.

Durante o treinamento sobre vigilância da ESAVI grave que ocorreu no dia 5 de setembro em Quito, o Subsecretário Nacional de Vigilância em Saúde Pública, Francisco Pérez, indicou que o sistema DHIS2 permitirá não apenas a notificação da ESAVI de COVID-19, mas de todas as vacinas que fazem parte da Estratégia Nacional de Imunização. «Uma vez que o sistema seja padronizado, facilitará a vigilância passiva com informações de várias fontes”, concluiu o funcionário.

Fontes:

https://www.salud.gob.ec/ecuador-fortalece-monitoreo-y-vigilancia-epidemiologica-de-vacunacion/

https://www.paho.org/es/noticias/6-9-2022-ecuador-fortalece-monitoreo-vigilancia-epidemiologica-vacunacion

Please follow and like us: