Inteligência artificial para detectar Parkinson a partir da risada

Notícias

Usando técnicas de reconhecimento de voz e aprendizado de máquina, pesquisadores de Madrid e Zaragoza desenvolveram um sistema para identificar a doença de Parkinson analisando gravações das risadas dos pacientes.

O Parkinson é uma doença neurodegenerativa que, por enquanto, não tem cura, mas sua detecção precoce permite melhorar a qualidade de vida das pessoas detectadas.

Para isso, pesquisadores das universidades Politécnica (UPM) e Complutense (UCM) de Madrid, Zaragoza e outros centros de ambas cidades desenvolveram um sistema automático de apoio à decisão que reconhece as pessoas que sofrem da doença por meio da análise de suas risadas.

Usando um banco de dados de 20.000 amostras geradas automaticamente de um grupo de 120 risadas de indivíduos saudáveis ​​e pacientes de Parkinson, o sistema alcançou uma taxa de acerto de 83% para a classificação de risadas de pessoas saudáveis ​​e doentes.

Gravar e analisar a risada de uma pessoa é uma tarefa simples e espera-se que, em breve, a análise da risada possa ser realizada por meio de um aplicativo instalado no celular e que será capaz de realizar a análise e produzir um resultado confiável em alguns minutos.

Espera-se também que este tipo de sistema automático de detecção precoce da doença de Parkinson contribua para melhorar a eficiência dos tratamentos terapêuticos disponíveis, reduzindo e racionalizando a utilização de recursos nos sistemas de saúde públicos e privados.

Fontes:

International Journal of Environmental Research and Public Health 

Sinc

Please follow and like us: