Costa Rica será o primeiro país da América Central a ter uma estratégia de Inteligência Artificial

Notícias

O Ministério da Ciência, Inovação, Tecnologia e Telecomunicações (MICITT) da Costa Rica assinou um compromisso com a UNESCO, para acordar um plano de ação no desenvolvimento de uma estratégia de Inteligência Artificial (IA) na Costa Rica.

A assinatura do acordo ocorreu no âmbito do evento “Rumo a uma estratégia de inteligência artificial na Costa Rica”. Dele participaram o MICCIT, o Ministério da Saúde, a UNESCO San José, o Centro Nacional de Alta Tecnologia (CeNAT), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Iniciativa fAIr LAC para a Costa Rica.

A Ministra de Ciência, Inovação, Tecnologia e Telecomunicações da Costa Rica, Paula Bogantes Zamora, destacou que “a IA está nos ajudando a resolver problemas de forma eficaz e de forma mais informada e justa. Tem um enorme potencial, mas ao mesmo tempo coloca grandes desafios. Portanto, é importante abordarmos essas questões de forma proativa e ética e trabalharmos juntos para garantir que a IA seja usada para o bem-estar da sociedade como um todo”.

Por sua vez, o ministro interino da saúde, Alexei Carrillo, destacou a importância dessas ferramentas para a vida das pessoas. “A medicina é praticada da mesma forma há 3.000 anos e isso deve mudar. A Costa Rica tem grande capacidade tecnológica e profissional e podemos aproveitar isso para a saúde”, destacou.

Da mesma forma, Alexander Leicht, diretor do Escritório Multipaíses da UNESCO em San José, afirmou que para a UNESCO é importante vincular a ética à inteligência artificial. «Atualmente, estamos trabalhando com vários países nesta importante recomendação e estamos muito satisfeitos que um país tão comprometido com a inovação e o desenvolvimento responsável se junte a esta iniciativa».

Com este acordo, ambas as partes se comprometem a desenvolver uma política nacional de IA, acompanhando workshops, identificando projetos de IA no país e apresentando esta estratégia em agosto de 2023. Desta forma, a Costa Rica se tornará o primeiro país da América Central a ter uma política de IA, de acordo com a “Recomendação sobre Ética em Inteligência Artificial” da UNESCO.

Fontes:

Unesco.org

Please follow and like us: