«A Jornada do Autismo» é um projeto gerado pela empresa Vivo, em colaboração com a Associação de Amigos do Autista (AMA) do Brasil.
A empresa Vivo lançou um projeto para facilitar a comunicação entre pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. A iniciativa permite criar, através de uma plataforma na Internet, cartões que expressam os desejos de cada autista, especialmente daqueles que não falam ou têm dificuldades de comunicação. Os materiais são feitos a partir de certas informações, usando a tecnologia de Inteligência Artificial (IA).
Realizado em parceria com a Associação de Amigos do Autista (AMA), primeira instituição sem fins lucrativos de apoio ao autismo no Brasil, o projeto denominado «A Jornada do Autismo» busca contribuir para a interação em atividades básicas como ir ao banheiro ou beber água, mas também sobre os interesses particulares de cada um.
«Os cartões desenvolvidos de acordo com os interesses de cada pessoa desconstroem a ideia de que todos os autistas são iguais. Na verdade, cada um tem um interesse, uma paixão, algo de que mais gosta. E quando esse material, que ensina a desenvolver a comunicação, é mais interessante de interagir, as pessoas se sentem mais motivadas a aprender», explica o site do projeto.
Dessa forma, se uma pessoa com espectro autista gostar de dinossauros, ela poderá gerar na plataforma diversos cartões com desenhos de dinossauros que demonstrem situações cotidianas.
Da mesma forma, a plataforma tem uma estrutura pensada para os autistas: respeita as cores e tipologias que lhes são amigas, para que se sintam mais empenhados em interagir com os cartões e, consequentemente, mais motivados para comunicar.
Segundo dados do projeto, o Brasil tem 2 milhões de autistas e uma das principais características desse transtorno é a dificuldade de comunicação.
Fontes:
https://ajornadadoautismo.com.br/
https://www.vivo.com.br/para-voce?genParam=crtisps