Secretários de Saúde dos estados e representantes dos subsetores público, privado e previdenciário se reuniram para identificar desafios e estratégias para o sistema de saúde argentino. A tecnologia foi um dos temas centrais.
A Ministra da Saúde da Argentina, Carla Vizzotti, presidiu o «Primeiro Encontro Nacional de Integração do Sistema de Saúde» que reuniu as mais altas autoridades sanitárias dos estados, financiadores, provedores e dirigentes dos subsetores público, privado e previdenciário, com o objetivo de gerar um espaço de diálogo e colaboração para identificar estratégias de curto, médio e longo prazo que permitam avançar de forma articulada neste eixo.
«Esta mesa redonda é o ponto de partida para o estabelecimento de uma política de Estado», afirmou a ministra e sublinhou que o encontro «é uma construção coletiva que surge do trabalho conjunto de todos os subsetores do sistema de saúde».
A agenda do encontro foi organizada em torno de duas linhas estratégicas: modelo assistencial e modelo de financiamento, além da assinatura de convênios para adesão à estratégia de Prontuário Eletrônico Integrado (HSI).
Entre outras coisas, os representantes de todos os subsetores propuseram continuar avançando no desenvolvimento de uma estratégia geral para tecnologias de informação em saúde, bem como na priorização da avaliação de tecnologias em saúde para a tomada de decisões.
Por sua vez, o Instituto de la Obra Social de las Fuerzas Armadas y de Seguridad (IOSFA) assinou o acordo para a implementação do Prontuário Eletrônico Integrado, uma ferramenta que centraliza a informação de saúde das pessoas em formato digital e constitui um avanço na integração do sistema de saúde.
Fontes: