MedLM, IA generativa adaptada a indústria da saúde

Notícias

O Google apresentou o MedLM, uma família de modelos de inteligência artificial projetados para mudar o cenário dos aplicativos da saúde.

Desenvolvido pelo Google e baseado em seu antecessor Med-PaLM 2, o MedLM é uma série de modelos generativos de inteligência artificial que oferecem recursos especializados para resolver diversas tarefas na área da saúde.

Atualmente, existem dois modelos MedLM para oferecer flexibilidade às organizações da saúde e às suas diferentes necessidades. O primeiro modelo MedLM é maior e projetado para tarefas complexas. O segundo é um modelo médio, ajustável e melhor para escalar entre tarefas. O desenvolvimento desses modelos baseou-se nas necessidades específicas dos clientes da saúde e ciências biológicas, como responder às perguntas médicas de um profissional da saúde e escrever resumos. Nos próximos meses, o Google planeja incorporar modelos baseados no Gemini para o conjunto MedLM para oferecer ainda mais recursos.

«Ao testar as nossas ferramentas com diferentes organizações, aprendemos que o modelo mais eficaz para uma determinada tarefa varia dependendo do caso de uso», explica o blog da Google e exemplifica que «resumir conversas pode ser melhor feito por um modelo, e pesquisar medicamentos pode ser melhor feito por outro».

Empresas como Accenture, Deloitte y BenchSci já testaram modelos MedLM e agora estão transferindo-os para produção em suas soluções ou ampliando os testes. Entre as aplicações destacadas se encontram melhorias significativas nos fluxos de trabalho clínicos, na pesquisa e melhorias do acesso, na experiência e nos resultados dos pacientes, além da automatização de documentos médicos de urgências e na otimização dos processos de troca de turnos.

Fontes:

https://cloud.google.com/blog/topics/healthcare-life-sciences/introducing-medlm-for-the-healthcare-industry

https://cloud.google.com/vertex-ai/docs/generative-ai/medlm/overview?hl=es-419

Please follow and like us: