A Ferramenta que substituiu o Conecte SUS, coleta dados e informações de saúde e é a mais baixada entre os aplicativos gratuitos em lojas digitais
Meu SUS Digital é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde e porta de entrada para os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) digitalmente.
Projetado inicialmente para emissão de certificados de vacinação contra a Covid-19, com o nome Conecte SUS, o aplicativo evoluiu para se tornar uma plataforma integrada de soluções em saúde, que permite ao cidadão acompanhar seu histórico clínico e acessar outras soluções digitais como avaliação do atendimento recebido em um UBS; ou a emissão de documentos e certificados, entre outras coisas.
Uma das novidades da nova versão do aplicativo, rebatizado de Meu SUS Digital, é a inclusão do Dignidade Menstrual, programa que visa combater a pobreza menstrual. Além disso, o Ministério da Saúde atualizou o Meu SUS Digital para que o nome social da pessoa seja exibido como nome principal na ferramenta, e também conste no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que é acessado por usuários, gestores e profissionais de saúde.
Durante o primeiro semestre de 2024, está prevista a adição de novas funcionalidades à ferramenta, como a prescrição eletrônica de medicamentos e a emissão de atestados médicos e odontológicos.
O aplicativo funciona com informações disponíveis na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), que envia e recebe informações de saúde de forma segura, completa e auditável.
O Meu SUS Digital já acumula 2,5 milhões de novos downloads, multiplicando por seis o número de downloads de 2023 em apenas duas semanas. No ano passado, o aplicativo Conecte SUS teve em média 430 mil downloads mensais.
Fontes: