A iniciativa representa um passo em direção a um setor da saúde mais seguro e reflete o compromisso de promover uma cultura de cibersegurança.
O Ministério da Ciência, Inovação, Tecnologia e Telecomunicações (MICITT) e o Ministério da Saúde da Costa Rica lançaram uma iniciativa para formar mais de 20.000 profissionais de saúde em segurança cibernética, com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos.
Ao final do processo, espera-se ter formado pelo menos 30% dos membros das associações profissionais de saúde e, adicionalmente, mais mil profissionais, com o apoio da Câmara Costarriquenha de Saúde, do Centro de Ciências da Vida e o capítulo da Cibersegurança do CAMTIC.
Esta iniciativa está alinhada com as políticas públicas do MICITT, incluindo a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética (2023-2027), que estabelece como um dos seus pilares o reforço das capacidades do ecossistema de segurança cibernética, promovendo programas de educação, treinamento e formação na temática. Da mesma forma, o Plano Nacional de Desenvolvimento e Investimento Público inclui a promoção de uma cultura para a cibersegurança, com o objetivo de desenvolver um processo de informação sobre este tema.
Fontes:
https://salud.co.cr/salud-digital