Um grupo de investigadores do LabHuman-I3BH da Universitat Politècnica de València, junto a médicos do Serviço de Neuro-Reabilitação dos Hospitais NISA Valencia al Mar e Sevilha Aljarafe e a empresa de tecnologia de Realidade VirtualBienetec desenvolveram o BioTrak Home, um novo sistema de tele-reabilitação para pacientes afetados por dano cerebral que permite fazer terapia desde casa.
Este novo sistema foi apresentado nesta terça, 16 de outubro, às 10.30 horas, nas instalações do Hospital Nisa Valencia al Mar. O sistema está baseado em tecnologia Cloud . BioTrak Home permite realizar uma avaliação contínua e à distância da evolução dos pacientes e suas diferentes patologias. O sistema inclui um computador portátil que o paciente pode conectar em sua televisão, uma câmera de profundidade e uma plataforma de captação de movimento na qual realiza os exercícios programados pelos terapeutas diariamente.
Quando o paciente se conecta desde casa, o BioTrak Home executa seu plano personalizado com diferentes exercícios e descansos. Os profissionais podem acessar os dados para fazer o acompanhamento de sua reabilitação, corrigir qualquer erro na realização dos exercícios e informar periodicamente aos familiares sobre a evolução e melhora do enfermo.
O módulo chamado BioTrak Home permite realizar uma avaliação contínua e à distância da evolução dos pacientes e suas diferentes patologias. O investigador do LabHuman-I3BH de la Politècnica de València, Roberto Llorens, comentou que o treinamento proporciona melhorias durante o transcurso de toda a vida do paciente . Desta maneira, os pacientes que receberam reabilitação em seu hospital e foram dados de alta, podem seguir realizando os mesmos exercícios em sua casa. Desta maneira sempre estão atendidos, assessorados e com uma reabilitação contínua por parte dos médicos , indicou o investigador.
Tecnologia
A tecnologia que o Bio Trak Home incorpora e que os pacientes utilizam em casa é de custo baixo: inclui um computador portátil que o paciente pode conectar em sua televisão, uma câmera de profundidade tipo Kinect e uma plataforma de captação de movimento -como a do tipo Wii Balance Board na qual realiza os exercícios programados pelos terapeutas diariamente.
Quando o paciente se conecta ao programa, o sistema executa o plano de exercícios que pautado pelos terapeutas. Quando finalizado, os resultados são enviados à nuvem (servidores na Internet) e os terapeutas podem acessar os dados para fazer o acompanhamento de sua reabilitação, corrigir qualquer erro na realização dos exercícios e informar periodicamente aos familiares sobre a evolução e melhora do enfermo.
O sistema BioTrak proporciona aos terapeutas informações dos resultados obtidos nos exercícios realizados, mostrando graficamente a evolução e melhora dos pacientes desde um ponto de vista objetivo. Deste modo, segundo Joan Ferri, diretor do serviço de Neuro-reabilitação do NISA Valencia al Mar, permite poder atender a mais pacientes com um custo menor e, principalmente, supervisionar continuamente a evolução dos enfermos mantendo o contato com eles em todo momento.
O software BioTrak Home é gratuito para todos os pacientes dos Hospitais Valencia al Mar e Sevilla-Aljarafe o que levam uma enorme economia de custos nestes momentos em que a situação econômica coloca em risco o normal funcionamento dos serviços de Dano Cerebral , assegurou Ferri. Com este novo módulo do BioTrak é possível evitar deslocamentos e o paciente está supervisionado continuamente por um terapeuta na tranquilidade do seu lar.
O sistema BioTrak Home é uma extensão do BioTrak, sistema integral de reabilitação motora e cognitiva baseado em tecnologia de realidade virtual. Entre as suas vantagens, ajuda a controlar cada detalhe do processo de reabilitação, é adaptável às disfunções de cada paciente, melhora a motivação e aderência ao tratamento e otimiza o tempo dedicado à reabilitação.