Os integrantes do Conselho Nacional de Saúde dos Povos Indígenas (Conaspi) fizeram um juramento na Sala de Ex Ministros do Ministério de Saúde e definiram as estratégias para realizar o plano de trabalho do período de 2013.
“O Conaspi deve fazer um inventário real dos serviços oferecidos atualmente às comunidades indígenas, e aproximar-se dessas comunidades para poder entender melhor as suas necessidades e requerimentos”, disse a Ministra de Saúde, Daisy Corrales Díaz.
Constituído por uma equipe interdisciplinar que promove, orienta, facilita e coordena com os povos e as comunidades indígenas os processos de interculturalidade em saúde e desenvolvimento social conjuntamente com as instituições, o Conaspi é um espaço criado para respeitar as formas de participação e organização das comunidades indígenas. Entre suas funções estão: incluir a opinião dos cidadãos indígenas nas tomadas de decisões do setor da saúde, garantir o acesso da população aos serviços de saúde e coordenar diferentes instituições públicas, organizações sociais, governos locais e populações indígenas.
Fonte: Ministério de Saúde de Costa Rica