Três hospitais chilenos implementaram consultas remotas

Telemedicina

As autoridades do Serviço de Saúde Viña del Mar-Quilllota lançaram um novo sistema de Telemedicina que envolve os Hospitais de Petorca, Viña del Mar e Limache. Este programa de sessões virtuais permite conectar a um especialista do Nosocomio Base –neste caso o Hospital Dr. Gustavo Fricke- com um médico geral de outro centro de atendimento para melhorar a qualidade de atendimento sanitário. Deste modo, os médicos podem realizar interconsultas com colegas e especialistas sem a necessidade de trasladar os pacientes.

O Dr. Manuel de La Prida, doutor do Hospital Dr. Gustavo Fricke, ressaltou que “este sistema de consulta à distância conecta os Hospitais de baixa complexidade de Petorca e Limache com seu centro de referência, o Hospital de Viña del Mar. Desta maneira, os pacientes desses hospitais são examinados em tempo real, como se estivessem em um quarto de hospitalização no centro de derivação, através de um dispositivo móvel de teleconsulta.»»

A metodologia de atendimento é simples: os casos chegam ao Hospital Base com 48 horas de antecipação e o objetivo é resolver problemas pontuais, seja de pacientes hospitalizados ou ambulatórios.

A Dra. Margarita Estefan, Diretora do Serviço de Saúde Viña del Mar-Quillota, referiu-se ao sistema de Telemedicina e disse: “Consiste em estar conectados com os hospitais mais afastados de nossa jurisdição, que por mais que sejam de baixa complexidade, recebem pacientes de patologias mais complexas e requerem a opinião dos especialistas. Há uma metodologia de trabalho, protocolos e uma vez por semana estão realizando estas sessões que unem os clínicos gerais com os especialistas.»»

Os dispositivos móveis de consulta permitem coordenar visitas médicas à distância, integrar os clínicos gerais com os médicos especialistas, e implementar capacitações e assesoramento.

Fonte: Serviço de Saúde Viña del Mar-Quillota 

Please follow and like us: