Com o objetivo de reduzir a brecha digital e favorecer a integração, um software de acesso livre e gratuito conseguiu que as pessoas com deficiência motora possam controlar o mouse e o teclado de qualquer computador.
HeadMouse permite controlar o cursor do mouse mediante gestos faciais e movimentos de cabeça através de uma webcam; enquanto o VirtualKeyboard simula um teclado virtual e habilita a escritura de textos através de qualquer dispositivo -mouse, joystick ou touchpad- capaz de controlar o cursor da tela.
As soluções, criadas durante a Cátedra Indra-Fundação Adecco da Universidade de Lleida para a investigação de Tecnologias Acessíveis, atingiram o número de 400.000 downloads procedentes de 95 países de todo o mundo.
Brasil, México, Argentina e Espanha são as nações que mais baixaram as soluções. Além disso, HeadMouse e VirtualKeyboard chegaram ao Chile, Colômbia, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Finlândia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Rússia, Índia, China, Coreia, Tailândia, Japão, Filipinas, Nova Zelândia, Marrocos, África do Sul e Quênia, entre outros.