“A gestão dos hospitais de Torrevieja e Vinalopó é um referente para outras regiões espanholas e outros países que busquem melhorar o estado de saúde de seus cidadãos mais além da infraestrutura”, destacou Verónica Sosa Delgado, investigadora da Universidade de Califórnia, em sua visita a dois hospitais que utilizam o Modelo Alzira.
Sistema de colaboração
O Modelo Alzira leva mais de uma década aplicando-se em vários hospitais espanhóis. Trata-se de um sistema de colaboração público-privada, que é aplicado à gestão dos hospitais públicos sob a modalidade de concessão administrativa.
O Hospital da Ribera foi o primeiro hospital público espanhol de gestão privada e é sustentado por quatro pilares fundamentais: propriedade pública, controle público, financiamento público e gestão privada.
Valoração do Modelo Alzira
A doutora Sosa, integrante da Global Health Group (GHG), conversou com os responsáveis dos hospitais de Torrevieja e Vinalopó e destacou: “Este modelo de colaboração demonstrou seu potencial para brindar serviços de saúde à população com esquemas inovadores”.
Por sua vez, a doutora Elisa Tarazona, diretora de Organização e Gestão Assistencial do grupo Ribera Salud, afirmou: “Em um ambiente como o atual, no qual a situação de crise é global, buscam-se novas vias para a sustentabilidade dos sistemas sanitários e nosso modelo é altamente valorizado no panorama internacional porque garante a qualidade do serviço público sem aumentar gastos ao cidadão”.
O objetivo da visita
A informação recopilada pela investigadora da Universidade de Califórnia contribuirá em desenvolver um estudo monográfico, que servirá como referência para outros países interessados em empreender um projeto de Colaboração Público-Privada em saúde.
Nesse sentido, Sosa desenvolverá – a partir de relatórios internacionais – uma análise centrada no logro de objetivos relacionados com: a qualidade do atendimento, a neutralidade de custos, a equidade no acesso, o gasto público de saúde previsível, e a geração de um sistema de saúde mais eficiente.
Fonte: Valencia Business