As tecnologias da informação em saúde resultam cada vez mais indispensáveis para melhorar a gestão sanitária e administrativa nos centros de saúde do mundo inteiro. Talvez por isso os principais oradores da 25ª edição da Conferência e Exposição Anual da HIMSS insistem em destacar que 2014 deixará grandes marcas na indústria.
Após a declaração de Mark Bertolini, CEO e Presidente da Aetna, durante a apresentação de abertura da HIMSS14 –afirmou que é o momento perfeito para mudar-, o diretor do Departamento de Padrões e Serviços em e-Health dos Centros de Serviços da Medicare e Medicaid, Robert Tagalicod, afirmou: “Este é o ano, será um 2014 muito agitado para a e-Health”.
A hipótese de Tagalicod não é uma simples suposição, seu ponto de vista está respaldado por certas datas pontuais que poderiam gerar uma grande mudança na indústria.
Neste sentido, destacou que no dia primeiro de outubro, os Estados Unidos começará a usar a última modificação da classificação ICD-10 proporcionada pela Organização Mundial da Saúde.
Por outro lado, o diretor do Departamento de Padrões e Serviços em e-Health dos Centros de Serviços da Medicare e Medicaid destacou que em 2014 espera-se um foco mais objetivo ao analisar a etapa 3 de adaptação para o uso correto dos prontuários médicos eletrônicos.
«»Esperamos que no outono a CMS lançará um informe de propostas de regulação para a Etapa 3″», disse Tagalicod. E acrescentou: “Também esperamos outro informe do Escritório do Coordenador Nacional para os padrões de 2017 e seus critérios de certificação»».
Além disso, destacou o lançamento do “CMS’ E-Health University”, uma ferramenta web que proverá de conhecimentos educativos aos seus usuários para que se interiorizem com maior facilidade nos projetos de e-Saúde.
Entre novos lançamentos, avanços regulatórios e programas de educação, 2014 promete ser um ano de viragem para a indústria.
Notícias relacionadas:
Mark Bertolini na HIMSS14: “É o momento perfeito para mudar”
Conferência e Exposição Anual HIMSS14; 23 a 27 de fevereiro; Orlando, Estados Unidos