O Parlamento europeu aprovou um relatório que pede a normalização da União Europeia aos sistemas eletrônicos de saúde: Prontuário Médico Eletrônico, telemedicina, dispositivos portáteis de vigilância de pacientes, software de programação da sala de operações e cirurgia robotizada, entre outros. Os deputados propõem proteger os dados dos usuários e garantir a interoperabilidade nos países membro.
O relatório, apresentado por Pilar Ayuso, deputada do Partido Popular espanhol, afirma que a generalização dos sistemas eletrônicos de saúde melhoraria a eficácia dos serviços e pouparia tempo de espera (para os pacientes) e de trabalho (para os profissionais da Saúde).
«»Atualmente, os serviços de saúde na UE enfrentam grandes desafios por causa do envelhecimento da população, da mobilidade de pacientes e profissionais e das restrições orçamentárias»», destacou Ayuso em um comunicado.
Para lograr a implementação da iniciativa, o Parlamento europeu brindará formação especializada para os profissionais da saúde.
Fonte: Euro EFE