O Instituto Catalão da Saúde (ICS) desenvolveu uma solução informática para registrar alergias e reações adversas a medicamentos.
O novo sistema possibilitará que os profissionais incluam no prontuário médico eletrônico qualquer antecedente indesejado no consumo de fármacos.
A informação recopilada será registrada em um formulário predeterminado que, caso detecte alguma possível reação adversa, enviará uma notificação ao Centro de Farmacovigilância da Catalunha de maneira automática.
«»É um elemento de segurança fundamental que permitirá reduzir significativamente as reações adversas»», garantiu Eduardo Diogène, Chefe da Unidade de Coordenação e Estratégia do Medicamento do ICS.
O software começou a funcionar na Estação Clínica de Atenção Primária (ECAP) para todos os centros do ICS e do sistema sanitário público de Catalunha que contam com a ECAP.
Segundo o Diretor Funcional da ECAP, Rafael Cubí, o sistema incorporado pelo ICS é uma das ações mais importantes que foram realizadas na Estação Clínica de Atenção Primária.
A solução TI permitirá que os médicos acessem as bases de dados reconhecidas e a bibliografia atualizada sobre medicamentos. Segundo os desenvolvedores informaram, a ferramenta de Prescrição Farmacológica Segura será ativada quando um medicamento for ingressado na Estação Clínica. Além disso, comprovará automaticamente a compatibilidade do fármaco com os antecedentes dos pacientes, dados disponíveis no prontuário médico eletrônico.
«»Há poucos países no mundo que dispõem de uma ferramenta de prescrição eletrônica tão potente como a desenvolvida pelo ICS»», concluiu Cubí.
Fonte: Instituto Catalão da Saúde