O Hospital Universitário Infanta Leonor de Madri implementou a solução informática Selene Mobility, que permite que os profissionais acessem e modifiquem o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) em qualquer momento e desde qualquer lugar.
A iniciativa, pensada para a realização de processos assistenciais nas cabeceiras, melhora a administração segura de medicamentos. Por sua vez, possibilita que os profissionais da saúde deem alta ou modifiquem a prescrição eletrônica.
Para a incorporação do sistema, que facilita o acesso e a interação entre médicos e enfermeiros mediante dispositivos móveis, foram configurados 30 tablets e instalados apps nos smartphones pessoais dos facultativos.
Administração segura de antibióticos e fármaco-vigilância
À procura de reforçar o controle dos fármacos, o Hospital Infanta Leonor acrescentou a receita informatizada e protocolizou um circuito de administração segura, que opera mediante a identificação de um código de barras para cada paciente.
Além disso, com validação prévia do médico e da farmácia, o sistema automatiza e traça a administração. Acrescenta-se a isso o desenvolvimento de uma política de posologia de antibióticos, específica para cada tipo de infecção.
Fonte: Hospital Infanta Leonor