O governo do estado mexicano de Colima, mediante a Secretaria de Saúde e Bem-estar Social, realizará a transferência gratuita do Sistema Administrativo do Expediente Clínico de Colima (SAECCOL) ao Instituto de Saúde Pública do estado de Guanajuato (ISAPEG), que permitirá o atendimento de mais de três milhões de cidadãos em 612 unidades médicas dessa entidade.
Para a prestação dos direitos de uso do SAECCOL, o secretário de Saúde de Colima, Agustín Lara Esqueda, e o diretor geral do ISAPEG, Francisco Ignacio Ortiz Aldana, firmaram um convênio de colaboração.
Guanajuato é o segundo estado que adquire o SAECCOL -o primeiro foi Coahuila -. No entanto, o interesse em adotar o sistema é um denominador comum entre as autoridades dos serviços médicos de Aguascalientes, Hidalgo, Estado de México, Yucatán, Oaxaca e Tlaxcala. Proximamente também será implementado na cidade de León.
Segundo Esqueda, o objetivo da transferência tecnológica sem fins de comercialização é materializar o direito à proteção dos dados pessoais dos pacientes.
Ao firmar o convênio, o secretário de Saúde de Colima antecipou que em Guanajuato terão oito milhões de registros nos expedientes, o que supõe uma economia de mais de 10 milhões de pesos mexicanos.
Profissionais de Estatística e Informática da Secretaria de Saúde e Bem-estar Social de Colima capacitarão a equipe do ISAPEG no uso e instalação do SAECCOL.
Fonte: Governo de Colima