O Hospital Universitário de La Plana, da comunidade valenciana da Espanha, está em processo de digitalização de seus documentos clínicos com o objetivo de implementar o prontuário médico eletrônico (PME) no centro assistencial.
A iniciativa, sob responsabilidade das unidades de Documentação Clínica e Informática, não só pretende digitalizar os documentos em papel, senão também os documentos históricos.
Até este momento, a mudança de suporte foi feita de forma integral em quirófano, consultas externas, urgências, e hospitalização a domicilio; e de maneira parcial (em um 80%) nas unidades de hospitalização. No total já foram digitalizados mais de 13 milhões de documentos clínicos.
Para evitar a geração de expedientes em papel, implementou-se o uso de dispositivos de informação móvel, como tablets e netbooks, para as visitas de cabeceira.
A medida surgiu a partir do plano “Hospital sem papeis”, que atualmente está em sua terceira fase de implementação. Segundo a previsão da Consellería de Sanitat, o projeto estará pronto no final de 2015.
Manuel Llombrant, concelheiro valenciano de saúde, visitou o Arquivo do Hospital Universitário e destacou o incentivo da Conselheria pelo uso das novas tecnologias e pela criação de hospitais sem papel. «»A implantação do PME implica uma série de vantagens, já que incrementa a segurança do paciente, garante o acesso rápido a seus dados clínicos agilizando o atendimento, evita a perda de documentos, supõe maior eficiência do sistema e economia de custos, libera espaço físico que pode ser destinado a outros usos sanitários e contribui para o cuidado e respeito pelo meio ambiente”, explicou.
Fonte: Consellería de Sanitat