Seminário discute oportunidades de negócio na área de telemedicina, telessaúde e e-Health

Telemedicina

O segmento de TI e Telemedicina e Telessaúde vem crescendo em importância dentro das instituições de saúde e também têm tido mais destaque na HOSPITALAR. Para discutir o empreendedorismo nesses segmentos e incentivar iniciativas de negócios, será realizado o Seminário Digital Health, nos dias 22 e 23 de maio, durante a 19ª edição da HOSPITALAR Feira e Fórum.

Promovido pela Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), pelo Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms) e pela HOSPITALAR, o seminário abordará as oportunidades de atuação de hospitais, empresas de homecare e planos de saúde na área de telemedicina.

Presidente de honra do Seminário e presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, o Professor Dr. Chao Lung Wen explica que «»o evento proporciona um encontro para debater as possibilidades de empreendedorismo, incentivando a área privada a colaborar e integrar excelências para construir uma forma otimizada e humanizada de serviços para melhorar a saúde da população por meio dos modernos recursos interativos de Telemedicina e Telessaúde»».

Dividido em turnos, o seminário acontece nos dias 22 e 23 de maio, durante a HOSPITALAR 2012 e tratará de 3 principais eixos temáticos:

 

– Telehomecare para hospitais: Voltado para a organização de um novo tipo de serviço a ser oferecido pelos hospitais, aos pacientes, no período da pós-alta imediata. A temática falará sobre a criação de teleambulatórios para promover um suporte a recuperação domiciliar de pacientes por meio do uso tecnologias interativas (notebooks, Tablets, Smartphones, etc), disponibilizando serviços personalizados aos pacientes e familiares e apoio operacional aos médicos que internam no hospital.

 

– Telehomecare para empresas de homecare: Neste eixo, serão abordados temas sobre novas oportunidades para oferta de serviços de cuidados domiciliares, com apoio à distância, e organizado em ambiente domiciliar por cuidadores (profissionais ou membros da família adequadamente treinados), para cuidados dos pacientes a médio e longo prazo. O foco será na oferta de novos tipos serviços, com enfoque em abordagem humanizada para a família.

 

– e-Health/ mobile Health para planos de saúde: Por meio de um conjunto de ações de prevenção com materiais interativos especialmente produzidos, e simples questionários de acompanhamento de perfil do usuário, o e-Health terá como objetivo o incentivo a conscientização e gradativa mudança comportamental, com promoção da saúde por meio de linhas de cuidados em saúde. Tem foco nos planos, seguradoras e operadoras de saúde.

 

Entre os palestrantes confirmados, estão: Dr. Daniel Gustavo Goroso, Engenheiro no Hospital das Clínicas; Marcelo Neubahhuer de Paula, da Mensor Gestão de Tecnologia; Dra. Helena Mendes, diretora de Homecare da Amil Assistência Médica Internacional; José Bruzadin, gerente do Programa de Inclusão Digital da Intel do Brasil; Dr. Josier Vilar, presidente da Pronep; Dra. Linamara Battistella, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de SP; Luiza Dal Bem, presidente Dal Ben Home Care; Prof. Dr. Milton Arruda Martins, Prof. Titular de Clínica Médica do HCFMUSP, e Dr. Chao Lung Wen, presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde.

Please follow and like us: