Os diálogos virtuais farão parte de um projeto intitulado «»Conversações sobre eSaúde: gestão de informação, diálogos e intercâmbio de conhecimentos para aproximar-nos do acesso universal à saúde»».
O projeto representa um avanço para a Estratégia e Plano de Ação de eSaúde das Américas, já que busca implementar um mecanismo regional que, através do acesso livre e equitativo à informação e o intercâmbio de conhecimentos, para assegurar a convergência de iniciativas locais, nacionais e regionais, relacionadas com o desenvolvimento, a adoção e aplicação das tecnologias de informação e comunicações para a saúde pública. Também procura dar apoio aos tomadores de decisão e às pessoas em geral para entender e se preparar para o futuro.
Baseado nos componentes da estratégia regional de eSaúde, a OPS / OMS implementará uma série de diálogos virtuais com os principais agentes, redes e referentes dos seguintes temas: 1) Infra-estrutura, 2) Sistemas de Informação, 3) Telemedicina, 4) Acesso à informação, 5) Políticas, 6) Educação 7) Segurança do Paciente, 8) Prontuários Médicos Eletrônicos, 9) Normas de interoperabilidade, 10) Questões legais e 11) Relação com os projetos e iniciativas de Governo Eletrônico, 12 ) Gestão de eSaúde.
Cada diálogo virtual começará durante a semana de 15 de outubro de 2012, terá uma duração de 120 dias, e terá como objetivo principal o desenvolvimento de uma análise da situação, a identificação de especialistas nacionais e internacionais e nacionais e redes associadas em cada tema e a produção de conclusões e recomendações para que a OPS / OMS e seus Estados-Membros tenham em consideração na hora de implementar projetos de eSaúde.
Como resultado, espera-se a rede especializada em eSaúde, conectadas e informadas; facilitar às Instituições Nacionais o acesso à informação baseada em evidências e especialistas certificados em questões específicas que fortalecem a tomada de decisões; fortalecer as capacidades individuais e coletivas das instituições e trabalhadores da saúde, e conectá-los em uma rede de redes de eSaúde; e fortalecer o programa de eSaúde da OPS / OMS.
Para participar das palestras deve-se enviar um e-mail para [email protected] com o assunto: «»Conversações sobre eSaúde – inscrição»» e as seguintes informações de contato: nome completo, instituição e país. Em seguida você receberá o instrutivo de inscrição.
Para mais informações sobre o projeto, entre com contato com Myrna Marti, coordenadora geral, através do e-mail: [email protected].