As TI presentes na Expomedical

Generales

Por Aghata Gerlo

 

A feira argentina que se realizou entre os dias 26 e 28 de setembro em Costa Salguero, demonstrou ser um dos pontos de encontro mais importantes do país para fazer contatos com profissionais da saúde de todo o mundo.

Com 15.572 visitantes profissionais e 222 empresas expositoras, a ExpoMedical 2012 demonstrou ser um dos pontos de encontro mais importantes da Argentina no que se refere ao setor da saúde, para trocar ideias, realizar relações comerciais e capacitar-se. Ao menos assim o considera o diretor da exposição, Maximiliano Labora. “Esta edição foi a décima e tanto em quantidade de visitantes, quantidade de empresas expositoras e superfície ocupada, a feira foi aumentando estas estatísticas uma edição após a outra”, acrescentou o diretor. Com relação aos visitantes estrangeiros, Labora assegurou que devido à restrição às importações, apresentaram-se pavilhões da Alemanha, Bélgica, China e Malásia, além de stands individuais de empresas dos Estados Unidos, Taiwan, República Tcheca, entre outros. Mas as empresas argentinas não ficaram atrás e geraram quantidades consideráveis de contatos importantes com clientes potenciais. Para todos os que ficaram de fora ou para os que desejem renovar sua presença na exposição, a data e o lugar da próxima edição já foi concretizada: de 25 a 27 de setembro de 2013, novamente no Complexo Costa Salguero.

A EHealth Reporter Latin America percorreu os corredores da feira durante as três jornadas que durou o evento deste ano e conversamos com aquelas empresas enfocadas no desenvolvimento de produtos de TI para a medicina para conhecer o que apresentaram.  

 

ALGORITMO: Esta empresa oriunda de Rosário com 27 anos de trajetória chegou à exposição para apresentar um software de saúde chamado SoftSalud. O produto renovado tem oito anos e sua função principal é manejar a parte administrativa de um hospital. Oferece o registro de auditoria de todas as operações realizadas informando usuário, data e hora, equipamento, e a exportação de informes em múltiplos formatos (Excel, Word, HTML, PDF) entre outras funções.

 

HL7: No estande da Associação HL7 Argentina, uma filial da organização estadunidense HL7 que se dedica a desenvolver padrões para facilitar a interoperabilidade entre sistemas de informação em saúde, encontramos Humberto Mandirola Brieux, quem ofereceu um seminário sobre “A importância das redes, a interoperabilidade e os padrões para a gestão clínica moderna” no primeiro dia da exposição. Mas o licenciado não esteve apenas no estande do pavilhão 03. Um dueto de clarinete e violino integrado por sua filha, Camila Mandirola e uma amiga, Agustina Guerrero, musicalizaram o lugar atraindo a atenção dos visitantes que circulavam pelo setor. Para Mandirola, a Expomedical é o lugar propício para promover e difundir a utilização de seu padrão de interoperabilidade a uma possível clientela que tem crescido desde que seu serviço tornou-se de uso livre e gratuito no começo de setembro.

 

HOSPITAL PRIVADO: Alejandro Nigro, encarregado do Centro de Computação do Hospital Privado SA de Córdoba nos informou sua função no evento: “Queremos comercializar nosso Software de prontuário médico eletrônico, uma ferramenta informática integral para as instituições de saúde que temos implementado desde 2005/2006”. Além disso, com a ajuda de um médico de sua província, ofereceram debates no estande para explicar com detalhes o que seu produto oferece e quais têm sido seus resultados até o momento no Hospital Privado de Córdoba.

 

INFORMÁTICA SA:   Ao lado do centro de expositores nos encontramos com a Informática SA. Pablo Herce, do departamento de vendas, contou-nos que a empresa está dedicada a criar sistemas de gestão vinculados à saúde com o objetivo de brindar soluções específicas para cada um de seus clientes – que não só se expandem por Buenos Aires senão também em outras províncias como San Luis e Rio Grande – oferecendo-lhes também capacitação e assistência permanente.

 

PHILIPS: Agimed é uma empresa distribuidora de produtos de alta tecnologia para a saúde que se especializa nesse nicho desde 1999. Philips é uma das tantas marcas que representa mediante a venda de seus produtos médicos como equipamentos de monitoramento, cardiologia, reanimação e ecógrafos. Se falamos de Tecnologias da informação e as comunicações (TICS) aplicadas na saúde, na Agimed asseguram que qualquer de seus produtos podem conectar-se a, por exemplo, um Prontuário Médico Eletrônico ou funcionar com PACS.

 

SELIS SA:   A empresa de cobertura nacional Selis se dedica a gerar soluções tecnológicas para centros de saúde e já possui 15 anos de trajetória no mercado. Na exposição apresentaram e comercializaram suas pulseiras de identificação de pacientes as quais são personalizadas com impressoras de códigos de barras e também podem utilizar-se para identificar os recém-nascidos com suas mães. O representante de seu estande assegurou que esta é a edição da ExpoMedical que melhores resultados trouxe até o momento.

 

SIDESYS IT SOLUTIONS:   Maria José Prado, Chefe de Projetos da empresa, explicou que a SIDESYS está orientada à projeção, desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras de IT para seus clientes. Além disso, comentou que oferecem um sistema denominado e-flow que ajuda a administrar o fluxo de pacientes dentro dos centros médicos. Trata-se de uma empresa de nível internacional com escritórios centrais no México e Argentina, que possui alianças estratégicas ao redor do mundo e busca seguir expandindo-se.

Please follow and like us: