O congresso que reuniu 14 países da América Latina foi realizado sob a gestão do Banco Interamericano de Desenvolvimento, a avaliação da Organização Mundial da Saúde e a Organização Panamericana da Saúde. Especialistas em Telemedicina expuseram experiências e boas práticas sobre este tema em suas respectivas áreas, que permitem chegar nas áreas mais desprotegidas em seus lugares de origem.
Este ano foram outorgadas 2.340 teleconsultas em Zacatecas, informou o titular dos SSZ, Raúl Estrada Day, para dar uma ideia dos alcances deste tipo de atividades, que permitem que os pacientes economizem recursos no translado para seu atendimento.
Explicou que durante o Plano Estadual de Desenvolvimento 2010-2016 realiza-se o Projeto Estadual de Telessaúde como uma das tarefas fundamentais, que tem como eixos de trabalho a teleconsulta psiquiátrica, dermatológica e pediátrica, assim como os serviços de telerradiologia e teleeducação.
De maneira especial, Estrada Day referiu-se às conquistas obtidas no atendimento psiquiátrico à distância entre o Hospital General Jerez e o Hospital de Especialidades de Saúde Mental em Calera.
No que se refere à telerradiologia, a estrutura tecnológica dos SSZ permite que os pacientes dos 5 hospitais gerais da entidade sejam atendidos com a mais alta tecnologia.
Destacou que os estudos radiológicos já não são extraviados, pois se respaldam no sistema, e quando se requer a revisão dos mesmos é possível realizá-la desde qualquer das unidades hospitalares.
A parte acadêmica também é importante, já que os médicos gerais e especialistas da instituição recebem educação permanente mediante sites nacionais e com 7 países da América Latina, através da teleeducação.
Essa estrutura em Telessaúde foi o que validou o reconhecimento à entidade pelas melhores práticas na América Latina, motivo pelo qual Raúl Estrada felicitou os funcionários que participam do programa.
Fonte: zacatecasonline.com.mx