Os dispositivos médicos e as soluções de eSaúde têm o potencial para melhorar a qualidade de vida. Porém, nem todos desfrutam seus benefícios. Por quê? Porque muitas pessoas não têm como acessar as tecnologias da saúde.
Para conscientizar sobre a necessidade de brindar urgentemente soluções adequadas para esta problemática, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lança a convocatória “Tecnologias inovadoras de saúde: Dispositivos Médicos e Soluções de eSaúde”. O chamado busca fomentar o diálogo entre os interessados e estimular ainda mais o desenvolvimento e a difusão da tecnologia.
Podem participar fabricantes, instituições, particulares e organizações sem fins de lucro que projetem, fabriquem e/ou subministrem qualquer tipo de tecnologia de saúde inovadora que possa ser usada em setores de baixos recursos e que aborde algum/s dos seguintes problemas mundiais de saúde:
1. Dispositivos médicos (incluindo soluções de telemedicina) que abordem as seguintes temáticas: Asfixia de nascimento e traumatismo de nascimento, câncer, cataratas, doença pulmonar obstrutiva crônica, diabete mellitus, enfermidades diarreicas, perda de audição, doença isquêmica do coração, infecções respiratórias, saúde materna, infecções neonatais, pneumonia, nascimentos prematuros e de baixo peso, defeitos de refracção e doenças vasculares.
2. Soluções de eHealth que possam contribuir com as seguintes áreas: Sistemas de ajuda, suportes de diagnóstico e tratamento, saúde eletrônica / registros médicos eletrônicos, emergência / ajuda humanitária, sistemas de informação geográfica, gestão sanitária, capacitação para os funcionários de saúde, sistemas informativos de saúde, educação sanitária, entrevistas de saúde, gestão de informação do paciente, gestão de informação hospitalar, gestão de emergências, monitoramento de pacientes, monitoramento da saúde pública, telessaúde / telemedicina, desempenho do tratamento.
Mais informações: http://www.who.int/ehealth/en/