A telemedicina chega às cadeias

Telemedicina

Javier Colorado, Sub Gerente de Promoção e Prevenção da Rede de Saúde Ladera, Empresa Social do Estado de Cali, esteve no Centro Penitenciário Las Mercedes de Cartago, apresentando um projeto piloto que lideram na saúde.»»Queremos trazer uma estratégia de solução tecnológica em saúde por meio da telemedicina»» disse Colorado.

Isto consiste em uma consulta médica especializada de maneira virtual a qual os pacientes podem acessar facilmente, um preso poderia ser avaliado por um especialista que se encontre no centro de saúde em Cali. O tempo de atendimento poderia ser de 7 dias, o que reduziria a consulta, que em ocasiões demora cerca de 3 meses e evitaria, além disso, deslocamentos.

Para a telemedicina, requer-se equipamentos de atendimento médico diferentes dos convencionais, já que a avaliação do paciente é enviada por internet até o médico especialista em tempo real.  «»O diagnóstico é confiável, já que o especialista, de acordo com o médico e exames requeridos, vão dar um conceito para definir a conduta do paciente»» adicionou o Sub Gerente Javier Colorado.

Karla Liliana Torres, Diretora do Centro Penitenciário de Cartago, indicou que esta seria uma oportunidade para descongestionar os trâmites jurídicos, já que atualmente são cerca de 85 internos que requerem diferentes especialidades, sendo que muitos deles recorrem a direitos de petição e tutelas para que seja permitido-lhes o acesso a este serviço.

Cartago e Timbiquí no território do Cauca, poderiam ser os municípios pilotos onde esta modalidade de medicina seria aplicada, contudo, o modelo que já está estabelecido em outros países da América Latina, deve ser avaliado pela direção geral do INPEC.

Fonte: http://www.cartagonoticias.com 

Please follow and like us: