Por Camila Gomes
Em sua vigésima edição, a Feira Hospitalar 2013 foi montada no Expo Center Norte, em São Paulo. Os 1250 expositores do Brasil e do exterior puderam trocar conhecimentos, exibir as novidades de suas áreas, firmar parcerias e prospectar novos clientes do mundo inteiro. A área ocupada pela Feira somou um total de 82 mil metros quadrados.
Espécie de ponto de encontro anual do setor, a Hospitalar também recebeu diversos visitantes de empresas internacionais em busca de oportunidades de negócios com instituições brasileiras e estrangeiras nosdiversos segmentos de saúde. Esta edição recebeu 615 expositores estrangeiros, de 37 países, deixando clara a conectividade com o Brasil e a América Latina.
Argentina, Estados Unidos e Itália foram os três países homenageados em uma cerimônia comemorativa por estarem presentes desde a primeira edição da Hospitalar, em 1993. Também foram homenageadas as companhias que participaram de todas as edições do evento.
Telemedicina e Tele saúde ganharam destaque
A Feira Hospitalar trouxe experiências e novidades em vários setores relacionados à saúde, com a tecnologia cada vez mais presente. Produtos e serviços de Tecnologia da Informação, Telemedicina e Tele saúde ganharam destaque no evento: a área que reúne empresas fornecedoras destes serviços cresceu 15% em relação ao ano anterior.
Enquanto no primeiro andar os expositores montaram seus estandes com produtos e novidades, nos auditórios ocorreram diversos seminários do Fórum realizados por empresas e universidades internacionais. No total, foram 60 congressos, seminários e encontros que se realizaram junto à feira. O Digital Health, na quinta-feira, dia 23, direcionado aos profissionais de saúde e de planejamento dos municípios, debateu a valorização do profissional por meio de tecnologias e a educação à distância para o segmento. O seminário contou com a presença de autoridades da saúde do governo de vários municípios e diretores da área de e-health de empresas como a Vivo, Intel e Microsoft.
Na sexta-feira, 24 de maio, a ABCIS (Associação Brasileira CIO Saúde) promoveu o primeiro seminário de integração de TI em saúde durante o último dia da Feira Hospitalar. O encontro reuniu especialistas renomados do segmento e profissionais responsáveis pela tecnologia da informação das principais empresas e entidades ligadas à área da saúde. O foco da reunião foi a tecnologia como ferramenta estratégica para melhoria da qualidade da saúde no Brasil.Foram também abordados temas como a saúde móvel (telemedicina e tele saúde) segurança de informação, o prontuário único e gestão de processos e governança.
No dia 22 de maio, foi entregue o Prêmio Hospitalar Personalidade do Ano na Área da Saúde, conferido por um conjunto de entidades e organizações representativas do setor no Brasil. Instituído em 2005, o Prêmio Hospitalar destaca profissionais que têm prestado significativa contribuição ao avanço da medicina, pesquisa, atendimento médico-hospitalar e qualidade de vida. O agraciado neste ano foi o prof. Ivo Pitanguy, expoente na cirurgia plástica e reconstrutora no Brasil, com mais de 50 anos de carreira.
Até o próximo ano
Autoridades como o ministro britânico Kenneth Clarke também estiveram presentes na Hospitalar 2013. Segundo Clarke, nos últimos anos o Brasil se tornou o um dos mercados mais visados pelo Reino Unido no setor de saúde, ao lado de outros países emergentes como China e Índia.
Nos primeiros dias da Feira, também passaram pelo local o Ministro da Saúde da Alemanha, Daniel Bahr; a Ministra do Comércio e Investimento da Dinamarca, Pia Olsen Dyrh; e a Ministra de Empreendimentos, Negócios e Investimentos da Irlanda do Norte, Arlene Foster.
No encerramento do evento CISS (Congresso Internacional de Serviços de Saúde), na Feira Hospitalar, o Ministro da Saúde brasileiro, Alexandre Padilha, falou sobre as ações do governo voltadas aos eventos esportivos, como a Copa do Mundo e a Copa das Confederações, que acontecerão em breve no país, com eixos que englobam os cuidados com a saúde pública. A palestra contou com a presença de expoentes do setor e a presidente da Hospitalar, Waleska Santos, que destacou a importância de uma autoridade tão importante da saúde para prestigiar o evento.
O gerente geral da feira Hospitalar, José Maria Lasry, afirmou ao final do evento que o plano é aperfeiçoar as ferramentas para que os expositores tenham cada vez melhores negócios. Segundo ele, já há um grande número de confirmações das empresas para a próxima edição da feira, que ocorrerá de 20 a 23 de maio de 2014.
Notícias relacionadas: A tecnologia da informaçao marca presença na Hospitalar 2013, Valorização do profissional de saúde por meio de tecnologia é destaque na Digital Health, Seminário Digital Health Discute Educação À Distância, Seminário da Continua Health Alliance aborda importância da conectividade em saúde