Conclusões do primeiro Fórum de Tecnologias de Informação e Aplicativos Móveis para a Saúde

Movilidad (mHealth)

 

O uso dos telefones celulares e de tablets eletrônicos destacou-se como fundamental no crescimento do mercado da tecnologia da saúde.

Segundo afirmaram os representantes da UCA e da empresa Neoteck, o objetivo é colocar Aguascalientes em primeiro plano com relação a propostas modernas, eficientes e de alto impacto na saúde pública.

Além disso, Juan Camilo Mesa Jaramillo, reitor da UCA, explicou o papel que as universidades e os centros de conhecimento e investigação desempenham na procura de bem-estar das pessoas.

Por sua vez, o diretor geral da Neoteck, Fernando de Luna, apresentou o modelo de atendimento de enfermidades crônico-degenerativas, baseado na medição remota das variáveis do paciente, como frequência cardíaca, pressão arterial e glicose no sangue.O modelo usa aplicativos operáveis em tablets eletrônicos e protocolos de conexão sem fio com dispositivos portáteis de medição.

Por outro lado, identifica alterações em suas cifras mediante um sistema de alarmes automáticos.

Por último, a doutora Lourdes Quintanilla Rodríguez referiu-se às prioridades que existem no México na área de saúde, especialmente no que se refere à saúde da mulher, particularmente nas grávidas.

Garantiu que a inovação tecnológica como um elemento inestimável e improrrogável para diminuir a diferença com relação aos serviços existente pelas diferenças econômicas.

Para sustentar a sua afirmação, Rodríguez exemplificou casos de sucesso nos quais a telemedicina e o monitoramento remoto deram bons resultados para diminuir, por exemplo, os riscos na gravidez.

Please follow and like us: