San Luis implementa o Prontuário Médico Digital

Historia clínica electrónica (HCE)

 

O Ministério de Saúde implementa o Prontuário Médico digital a fim de oferecer um registro de saúde confiável, organizado, seguro e atualizado para os pacientes e profissionais.

Por sua vez, a medida inclui Assinatura Digital, ou seja, a certificação que verifica que a digitalização se realizou correta e seguramente, de forma legítima.

O diretor do Instituto de Assinatura Digital, Marcos Hauría, afirmou: “O fato de que San Luis avance na digitalização do histórico de saúde de um paciente garante que cada cidadão possa ser protagonista e dono dos dados de sua saúde”.

O objetivo do projeto é a integração de todos os centros hospitalares. Portanto, o hospital Dr. Juan Gregorio Díaz se juntará ao resto dos centros de saúde de San Luis que incorporarão a História Clínica Digital (HCD).

“A resolução garante o acesso à HCD a todos os habitantes da Província de San Luis, com o qual o alcance dos centros de saúde deve ser total, tanto do setor público ou privado, independentemente da complexidade do estabelecimento”, acrescentou Teresa Nigra, ministra de Saúde de San Luis para a E-Health Reporter.

A província de San Luis possui 207 estabelecimentos públicos e 107 privados; todos deverão adaptar-se ao Prontuário Médico Digital.

De acordo com Nigra, a qualidade do atendimento médico e a relação entre médico e paciente melhora graças ao acesso mais rápido e simples à informação clínica.

“Por mais que os 22 centros integrados possuem sua própria gestão de atendimento da saúde, todos funcionam em rede no que se à HCD”, afirmou Aníbal Carmona para a E-Health Reporter, presidente da Unitech; empresa provedora do sistema.

Com relação às possibilidades de aplicar um prontuário médico único em todo o país, Nigra afirmou: “Desde o ponto de vista da Gestão, primeiro requer-se uma decisão para começar a trabalhar em aspectos essenciais como infraestrutura de conectividade, infraestrutura de segurança, capacitação e conscientização, e decisão política”.

Please follow and like us: