Uma das estratégias de maior impacto no setor sanitário do Chile é o Sistema de Informação da Rede Assistencial (SIDRA), impulsionado pelo Ministério de Saúde para melhorar o atendimento integral dos usuários do serviço público através da implementação de tecnologia digital. Por isso, a gestão sanitária chilena, a incorporação do Histórico Clínico único Compartilhado e a implementação do Prontuário Médico Eletrônico terão seu espaço na ExpoHospital 2013, através de stands, jornadas, debates, encontros e conferências.
O intercâmbio da informação clínica é possível
O fato de poder compartilhar informação clínica em tempo real é um dos traços más característicos da iniciativa SIDRA, pois demonstra que o intercâmbio de dados não é uma utopia. Uma das empresas focalizadas em Serviços TI na área da Informática Médica que apoia a estratégia governamental é a Saydex, empresa que exibirá suas inovações e ferramentas orientadas à área da Informática Médica na Exibição Internacional de Tecnologias, Produtos e Serviços para Hospitais e Clínicas.
Em direção à otimização do serviço sanitário
A incorporação do Prontuário Médico Eletrônico, por exemplo, permitiu melhorar o atendimento das pessoas, diminuir custos, racionalizar recursos e tornar o gasto mais eficiente, tanto para gestores e funcionários do setor como para pacientes.Por sua vez, a implementação da História Clínica Única tem significado uma diminuição de determinados riscos, como reações adversas a medicamentos, a melhora na informação clínica para a tomada de decisões e o fim do duplicado de receitas ou exames. Para obter estas conquistas, a autoridade sanitária chilena e os estabelecimentos pertencentes às Redes Assistenciais têm contado com diversos sistemas de apoio à gestão clínica e administrativa para a Rede de Atendimento Primaria de Saúde. Atualmente, mais de 400 estabelecimentos utilizam o denominado RAYEN (Rede Assistencial e Enlace Nacional). Esta ferramenta é proporcionada pela Saydex; empresa distinguida com o Prêmio Inovação Empresarial TIC 2013 pelo desenvolvimento, a implementação e a operação do Registro Nacional de Imunizações (RNI), usado atualmente em mais de 2.000 entidades públicas e privadas que vacinam a população chilena.
Notícias relacionadas:
Jornada de capacitação interoperabilidade; 25 e 26 de julho; Santiago, Chile
EISACH 2013: Tendências, debates e tecnologias de vanguarda no setor da Saúde
Começa a Exibição Internacional de Tecnologias, Produtos e Serviços para Hospitais e Clínicas