mHealth: Novo aplicativo para pessoas com transtorno bipolar

Movilidad (mHealth)

 

Por Fernando Gámiz

Mediante o uso do microfone, o acelerômetro e os sensores de luz de um Smartphone, o aplicativo MoodRhythms permite monitorar os padrões sociais e o sono de pacientes bipolares.

Os desenvolvedores criaram esta ferramenta em colaboração com pacientes e a equipe médica, já que está pensada para substituir os tratamentos habituais baseados em exercícios diários relevados em papel.

Além de dar conselhos úteis aos pacientes, o aplicativo serve para recrutar informação. Neste sentido, os dados se combinam com o objetivo de elaborar um informe para o paciente com relação a suas atividades cotidianas, estado de ânimo e rotinas de alimentos, a fim de ajudar a identificar os resultados positivos e negativos dos diferentes aspectos de sua vida.

“Em linhas gerais, tudo o que for seguimento e monitoramento de pacientes psiquiátricos costuma trazer bons resultados e baixar as porcentagens de recaídas”, analisou o Doutor Carlos A. Vinacour, presidente da Fundação Bipolares da Argentina (FUPIBA).Apesar de que as dificuldades econômicas sejam um grande obstáculo na hora de iniciar um projeto como MoodRhythms, o presidente da FUPIBA destacou que desejaria desenvolver uma nova ferramenta de monitoramento e seguimento de pacientes bipolares na Argentina.

O aplicativo, disponível para plataformas iOS e Android, pode ser baixado através do site:https://www.moodrhythm.com/apk/

Please follow and like us: