Os Sistemas de Gestão Hospitalar e os projetos de telemedicina se destacaram na ExpoHospital 2013

Noticias

 

A terceira edição da ExpoHospital 2013 reuniu profissionais, informáticos e executivos do setor com os principais produtores de sistemas e soluções de TI para a área da Saúde.

Alert


Ganhadora do “Prêmio Inovação COTEC-BPI”, ALERT apresentou sua solução para lograr uma informatização clínica completa e integrada. César Guimarães, CEO da companhia, explicou que o produto inclui um expediente médico eletrônico para hospitais, centros de saúde e clínicas.

Por sua vez, apresentaram “Personal Life Record”, um produto desenvolvido para que qualquer paciente possa administrar toda sua informação de saúde. “Nossas plataformas são interoperáveis e permitem a comunicação entre diferentes instituições e cidadãos”, afirmou Guimarães.

 

Coasin, Cisco e Stanley


CoasinGroup, empresa integradora de tecnologias da informação, compartilhou stand com os seus parceiros: Cisco e Stanley. “Estamos apresentando um sistema de rastreamento de ativos desenvolvido pela Stanley, que permite localizar o que for que estivermos buscando em tempo real através de um sistema de triangulação”, comentou Carla Montes, Coordenadora de Marketing da Coasin.

Por sua parte, a Cisco exibiu seu projeto de telemedicina que inclui, entre diversas ferramentas, vídeo-conferências. “Este sistema permite ver e compartilhar toda a informação. A novidade é que não só serve para analisar uma ecografia ou radiografia à distância, senão também permite realizar aprendizagem remoto”; especificou Montes.

 

eHealth Systems


Acelerada pela Movistar Innova e ganhadora do prêmio “Top 11 Inovações de Saúde Móvel” da Fundação de Rockefeller e mHealth Alliance, eHealthSystems exibiu um serviço automatizado que foi criado para potencializar o seguimento clínico e o auto-cuidado dos pacientes.

“Mi Doctor é um sistema móvel que, através de sms e ligações gravadas que os pacientes respondem em seu dispositivo, envia informação e recomendações para o cuidado domiciliar de enfermidades crônicas, como diabete ou hipertensão”, contou Verónica Rojas Villar, Gerente Clínico da empresa.

 

Galeno Plus


Com demonstrações ao vivo durante a feira, Galeno Plus apresentou uma plataforma integrada que permite aos médicos realizar consultas de maneira online. “Estamos mostrando um sistema de teleconsultas, que permite atender através de vídeo-conferências, e está integrado com uma ficha médica virtual que registra a informação dos pacientes”, informou Victoria Soto, Product Manager da empresa.

Segundo explicou logo após, esta plataforma foi pensada para aproximar o médico ao paciente. “No Chile há uma clara falta de especialistas em diferentes regiões, e esta plataforma ajuda a levá-los a outros lugares”, destacou Soto.

 

Indra


Com a premissa de apostar pela inovação e a usabilidade para integrar toda a informação de saúde, Indra exibiu algumas de suas soluções: Health Integration Platform, Health Information Exchange, Imaging, Telemed, Telerehab e Health Connect.

“Um dos produtos mais interessantes é uma plataforma integral de reabilitação desenvolvida junto a especialistas clínicos de referência, que inclui uma melhora do processo, sua personalização e um seguimento contínuo da terapia assistida e autônoma de cada paciente”, indicou Marcelo Manuel Peñailillo Briceño, Gerente de Saúde do Indra Chile.

 

Kopland


Entre os lançamentos produzidos na ExpoHospital encontra-se a ficha clínica eletrônica da Kopland. Segundo explicou Ruth Serón Bustamante, Sales Manager da empresa, o produto conta com três aplicações: a ficha clínica de uso pessoal, a ficha online e a ficha para consultas médicas.

“Estamos promovendo um sistema de gestão clínica e administrativa para centros médicos e clínicas médias, que possui ao redor de dez módulos que podem ser adquiridos de forma independente. Nós fazemos um estudo de complexidade para ver as necessidades do centro médico e assim dar-lhe o que necessita”, afirmou Serón Bustamante.

 

Linux Networks and Systems Solutions


Manutenção e otimização da saúde digital são os eixos de Linets, que apresentou na Feira suas fichas clínicas ambulatórias, centralizadas na integração de duas áreas -suporte e desenvolvimento-.

“A ideia é que o cliente se sinta sempre seguro e que saiba que se tiver algum problema em seu sistema vai contar com uma equipe de suporte detrás que estará presente para resolvê-lo”, disse Juan Pablo Reyes, representante da empresa.

 

MV


 Bernardo Alves Da Silva, Gerente de Contas da MV, destacou que o sistema que a empresa provê é integrável com outros sistemas por sua flexibilidad. “Na ExpoHospital estamos apresentando um software de HIS (Hospital Information System), desenvolvido totalmente por nós para a gestão hospitalar” comentou.

Por sua vez, adiantou o próximo objetivo da MV no Chile: “Queremos ganhar a licitação do Hospital de Carabineros porque é uma instituição muito respeitada na qual gostaríamos de trabalhar”.

 

Novakem


Com ênfase na acreditação, NovaKem exibiu seu software Cover Salud, um sistema de gestão documental e de registros para o cadastro de prestadores de saúde -estabelecida pela superintendência do Chile- em nível nacional.

“Neste processo de adaptação desenvolvemos uma ferramenta tecnológica para apoiar nossos clientes e aqueles que já se cadastraram e desejam manter sua documentação e seus registros consolidados em uma plataforma”, garantiu Carolina Andrea Plaza Tornero, Psicóloga e consultora da companhia.

 

Philips e Andover


Máquinas de ecografia de ultrasom, monitores de alta complexidade e centrais de monitoramento para Unidades de Serviços Informáticos, são alguns dos produtos apresentados por Andover no stand compartilhado junto a Phillips.

Norvy Polanía, Key Account Manager da Phillips Chile, comentou que a empresa apresentou ferramentas TI para raios X e ressonância magnética. E reconheceu: “ExpoHospital é uma oportunidade para mostrar os produtos e fazer contatos importantes”.

 

SafeHis


Um dos expositores locais foi a SafeHis, centralizada na gestão inteligente de processos clínicos. Francisco Cabello, representante da companhia, explicou que a prioridade da empresa foi enfocar em realizar um desenvolvimento para  o processo clínico que há no Chile, com toda a normativa e a legalidade exigidas.

“A ideia é suportar todo o processo clínico no qual participam os diferentes agentes que intervêm no atendimentode um paciente”, explicou Cabello. Atualmente, o teste piloto do sistema está sendo desenvolvido no setor público.

No entanto, o representante garantiu que há três hospitais privados interessados em implementar o desenvolvimento da empresa.

 

Saydex


Com o slogan “Serviços TI para uma saúde melhor”, a Saydex disse presente na ExpoHospital 2013. A empresa provedora de soluções e aplicações para o Ministério de Saúde do Chile e para várias Redes Assistenciais do país, apresentou seus dois produtos principais: Rayen e Florence.

“Rayen é um sistema de ficha clínica focalizada no atendimento familiar com algumas especialidades”, explicou Juan Rodríguez, Gerente Geral da Saydex. E logo acrescentou: “Para o atendimento hospitalar de alta complexidade trabalhamos com um sistema espanhol chamado Florence, compoesto por um conjunto de aplicativos con dados estruturados que suportam a relação entre o paciente e o profissional que o atende”.A companhia ganhou o prêmio à “Inovação Empresarial TIC 2013” e busca seguir inserindo suas soluções no mercado.

 

Síntesis


Com um forte trabalho no campo da telemedicina, Síntesis aproveitou a oportunidade para contar aos inversores que se encontra desenvolvendo -junto à Telefônica- um aplicativo  para que haja uma coordenação entre a agenda dos profissionais da saúde e seus pacientes.

“Os especialistas profissionais têm sua própria agenda,e devem harmonizá-la com o médico que está solicitando uma prestação de telemedicina. Então, nós desenvolvemos esse aplicativo para que vejam, comparem-se, e coordenem-se”, afirmou Joaquín Ferreira, Gerente General da empresa.

 

Stacks


A empresa com base central na Espanha, e sedes no Chile e Argentina, apresentou seus três produtos atuais. “Aresentamos um HIS hospitalar, um software de atenção primária e uma capa de gestão, que lhe permite ao cliente gestionar seu atendimento com a atenção primária através da web”, explicou Luis Astudillo Ramos, Chefe de Projetos da multinacional.

Stacks trabalha com padrões HL7 em mensagens, linguagem Java na web, e Oracle em base de dados.

 

Telefônica


Com o objetivo de impulsionar a teleradiologia no Chile, a operadora de serviços de telecomunicação apresentou um sistema de gestão HIS.

Segundo afirmou María Paz Martínez Alderete, Consultora de Negócios e-Health da, o HIS da companhia ajuda que o departamento completo de Imagenologia seja mais eficiente. “O que a nossa solução faz é armazenar as imagens de qualquer modalidade de um departamento de Imagenologia, para que os técnicos possam visualizar em telas especiai para o diagnóstico radiológico”, expôs Martínez Alderete.

 

Touch Media


Uma das inovações da Feira foi a maleta de telemedicina apresentada por Touch Media.

“Somos uma empresa que se encarrega de desenvolver soluções para as vídeo-conferências. Em saúde nos ocupamos de impulsionar projetos referidos à telemedicina”, manifestou César Rojas, produtor geral da empresa.

 

Vademecum Internacional


Líder em informação farmacológica, a Vademecum participou da ExpoHospital 2013 a fim de contar ao setor que existe uma solução para que os sistemas informáticos tenham uma base de dados de medicamentos pré-carregada.

Paul Bonnet, Diretor Geral da Vademecum, comentou que a empresa chegou a vários países da região: “Chile é a última zona na qual chegamos no ano passado, mas estamos consolidados em Honduras e México. Adlém disso, junto aos nossos parceiros, estamos em zonas da América Central”.

Please follow and like us: