Aprovam por unanimidade a Lei do Expediente Clínico Eletrônico em Tamaulipas

Historia clínica electrónica (HCE)

Por Rocío Mellas

O Congresso do Estado de Tamaulipas aprovou por unanimidade a lei que cria o Expediente Clínico Eletrônico. A iniciativa, pioneira no México, foi impulsionada pelo Grupo Parlamentar PAN e busca evitar os erros médicos e a duplicidade de informação. Além disso, gerará informação para desenvolver políticas públicas em matéria de saúde.

“O Expediente Clínico Eletrônico (ECE) é uma ferramenta que permite o melhoramento da qualidade, a segurança e a eficiência dos serviços de saúde”, afirmou a deputada Maria Teresa Corral Garza, autora do projeto apresentado em 2011. Com esta ferramenta digital, e a favor de modernizar tecnologicamente os sistemas sanitários, a Comissão de Saúde e Estudos Legislativos busca proteger o direito dos usuários e dar um atendimento médico de qualidade.

A implementação evitará a duplicidade de receitas, estudos e exames; permitirá que os resultados de laboratório e imagem sejam transferidos eletronicamente ao sistema de gestão hospitalar; e reduzirá os riscos nas salas de emergência, já que a equipe médica terá acesso imediato aos dados relevantes do paciente – como alergias, enfermidades e tratamentos-.

“Somos os primeiros no México em contar com uma Lei desta magnitude, portanto é um fato histórico e de exemplo nacional. A implementação do ECE é um desafio para o estado de Tamaulipas do século XXI, pois ter um hospital digital implicará a mudança de paradigma do uso de um expediente clínico material, ao uso do expediente clínico com informação virtual, e hoje este desafio inicia o caminho a sua realidade, porque com ele otimizamos a proteção do direito humano à saúde”, acrescentou Corral Garza.

Por outra parte, os integrantes das Comissões de Governação e Estudos Legislativos -dirigidas pelos deputados José Antonio Martínez Torres e Jorge Luis Camorlinga Guerra- aprovaram a Iniciativa de Lei de Firma Eletrônica Avançada, que pretende construir uma legislação que regule a firma eletrônica certificada em documentos e meios eletrônicos.

Fontes: Congresso do Estado de Tamaulipas, Deputada María Teresa Corral Garza

Please follow and like us: