No mês passado foi feito o lançamento do Sistema Informático de Gestão Sanitária (S.I.Ge.Sa.) no Centro de Atenção Primária da Saúde “Dr Edgardo Acuña”, de Catamarca. Trata-se de uma ferramenta que permitirá simplificar e modernizar a gestão em saúde, tanto no nível central como hospitalar da província. Deste modo, os pacientes serão identificados, nomeados, diferenciados e localizados.
Oscar Da Prá, diretor de Informática e Comunicação Social do governo catamarquenho, explicou que o sistema centraliza-se no paciente, já que os médicos podem obter a informação dos pacientes através da base de dados.
“Em setembro do ano passado firmou-se um convênio com a Faculdade de Tecnologia e Ciências Aplicadas, onde cumprimos com a realização do software e agora contamos com um sistema informático, feito sob medida para a saúde, o que é uma vantagem ainda maior”, indicou o funcionário.
A implementação do sistema será gradual e começará no Hospital Norte “Dr Edgardo Acuña” e no Hospital Sul “Doutor Carlos Bravo”, para logo continuar com outros centros de saúde da província.
Primeiramente será implementado um módulo de gestão de turnos e diagnósticos para agilizar o trâmite requerido. Posteriormente, serão desenvolvidos outros módulos, como, por exemplo, gestão de farmácia e gestão de recuperação de gastos.
Por último, cabe destacar que o Sistema de Gestão em Saúde foi armado e desenvolvido integramente por profissionais de Catamarca, através de um convênio de colaboração entre a Direção de Informática do Ministério de Saúde e a Faculdade de Tecnologia da Universidade Nacional de Catamarca.
Fonte: Ministério de Saúde de Catamarca