Seis equipes de ciclistas com diabete percorrerão 2.100 quilômetros ao longo da Europa até chegar a Barcelona no próximo 18 de setembro. O desafio surgiu a partir de uma proposta da GSMA.
mHealth Grand Tour começou dia 5 de setembro em Bruxelas e finalizará dia 18 em Barcelona para conscientizar a cerca da diabetes e ressaltar os benefícios da mHealth.
«»Há 55 milhões de pessoas que vivem com diabete na Europa, e cerca de 10 por cento do gasto sanitário anual da UE em geral se gasta em diabete»», disse Michael O’Hara, diretor de marketing da GSMA, em um comunicado de prensa.
Um aspecto chave do Grande Circuito de Bicicleta é que os pilotos estarão equipados com ferramentas de saúde móvel para controlar seus níveis de glicose no sangue durante todo o trajeto da rota.
«»Uma investigação da GSMA, desenvolvida em colaboração com a PwC, demonstrou que a mHealth pode ajudar a 5 milhões de pessoas na União Europeia para evitar o risco de desenvolver diabete em 2017. O Grand Tour mHealth destacará como a tecnologia móvel pode apoiar a prevenção da diabete, o diagnóstico e o tratamento, aumentando o alcance e a acessibilidade dos serviços sanitários, e reduzindo o custo do atendimento e do impacto da enfermidade na vida das pessoas”, afirmou O’Hara.
O professor Michael Trenell, Investigador Sênior e Director da MoveLab, Universidad de Newcastle, realizou um estudo observacional para o tour, que consiste em analisar os efeitos do exercício físico de resistência nos níveis de glicose no sangue. Para isso, vários ciclistas com diabete tipo 1 e ciclistas que não têm diabete utilizarão um monitor contínuo de glicose. Desta maneira, como os dados serão capturados e transmitidos através de uma solução multi-vendor mHealth, será possível cruzar a informação em tempo real.
Por último, resulta interessante destacar que todas as tecnologias que intervêm no passeio funcionam com padrões de saúde que facilitam a interoperabilidade.
Fonte: www.mhealthtour.com