O Encontro Centro-americano IT Saúde demonstrou que é possível pensar em um modelo de saúde coordenada

Generales

Durante os dias 3 e 4 de setembro Tegucigalpa transformou-se em sede do Primeiro Encontro Centro-americano IT Saúde, organizada por o Instituto Hondurenho de Segurança Social (IHSS). Com o objetivo de debater como otimizar a aplicação das TICs no setor da saúde, o encontro enfocou-se em analisar tendências, logros e desafios para sustentar e melhorar os serviços de saúde da América Latina e Central.

Com o lema “As TIC para a melhora da eficiência e a qualidade assistencial”, no Encontro abordaram temáticas como: normalização e padrões em TIC Saúde, interoperabilidade, gestão hospitalar integral e integrada, expediente clínico eletrônico, prescrição eletrônica com base estruturada de conhecimento farmacológico, e certificação da Joint Commission International como garantia de qualidade.

Por sua vez, o IHSS destacou a importância de compartilhar a experiência de unificar a gestão administrativa financeira com a gestão hospitalar para evitar obstáculos no serviço. De fato, o Diretor do Instituto, Mario Zelaya, garantiu que com este encontro em Honduras encontra-se na vanguarda da Segurança Social da América Central. 

Neste sentido, uma das atrações mais destacadas do evento foi o projeto de hospital digital que os participantes puderam observar ao vivo. No mesmo, através do modelo de expediente clínico eletrônico de CSC – integrado com as soluções de Auren, Vademecum International, Systelab e Cewtec-, oferecia-se um sistema integral centrado no paciente. 

O circuito começava com a identificação do paciente mediante o sistema de impressão biométrica. Logo, sua informação navegava por níveis de atendimento através de protocolos de compartilhamento de documentação clínica – igual aos resultados dos serviços departamentais de laboratório, diagnóstico por imagem, quirófano e UCI-. Por último, o circuito finalizava na área de inteligência de negócio, onde se mostrava um quadro de comando de apoio à gestão e à tomada de decisão, e um módulo de analítica e reporting de estatísticas nacionais.

Além de oradores nacionais e internacionais, a jornada contou com a participação de líderes do setor provenientes da Argentina, Chile, Costa Rica, El Salvador, Honduras, México, Panamá, e República Dominicana, entre outros. 

Deste modo, o Primeiro Encontro Centro-americano IT Saúde concluiu com intercâmbios de experiências, casos de sucesso, networking, debates sobre o modelo de saúde integralmente coordenada mediante as TICs, análise do desenvolvimento da infraestrutura básica para uma instituição sanitária, desafios para lograr eficácia e eficiência nos processos de gestão de saúde, expectativas dos câmbios no atendimento do paciente com a digitalização do sistema de segurança social, e desafios pendentes em matéria de e-Saúde.

Please follow and like us: