A Municipalidade de Mercedes, província de Buenos Aires, recebeu o prêmio AHCIET pela melhor prática de E-Saúde pela implementação de um sistema unificado de saúde, durante o XIV Encontro Ibero-americano do Cidades Digitais, realizado em Quito, Equador.
O prêmio foi outorgado pela implementação de um sistema capaz de unificar e gestionar a informação médica dos pacientes, que centraliza prontuários médicos, consultas médicas, e serviço de ambulâncias, entre outros.
“O objetivo deste serviço é otimizar o atendimento médico”, afirmou Maximiliano Chisnerman, Subsecretário de Reforma e Modernização do Estado do Município de Mercedes.
Por sua vez, Chisnerman destacou: “Pouco a pouco as pessoas vão aceitando este novo sistema que tem inclui múltiplos benefícios, como o prontuário médico digital, a digitalização da saúde, os netbooks localizados nas ambulâncias – mediante os quais se realizam videoconferências com o pronto socorro ou com os centros de saúde -, e os alertas enviados por SMS que realizam lembretes de consultas, administração de medicamentos e novos controles”.
Por outra parte, este sistema integrado de e-Saúde contempla o Cartão Municipal de Serviços, que possui um código QR único para cada cidadão e permite levar o prontuário médico a qualquer lugar do mundo. É gratuito e para obtê-lo só é preciso ter um smartphone ou um computador com webcam.
Fonte: El Comercio