A governação de Miranda, Venezuela, lançou o serviço “Sua Saúde”. Trata-se de um teste piloto que tem como objetivo introduzir o prontuário médico de alguns pacientes em uma base de dados digital.
Em princípio, o serviço funcionará somente para funcionários públicos, funcionários, policiais e bombeiros, mas, segundo destacou o coordenador de Saúde Miranda, Gustavo Villasmil, a ideia é torná-lo extensivo aos 3 milhões de habitantes do Estado.
Para tornar o funcionamento deste novo serviço mais prático, não serão entregues carnês nem papeis; a senha de acesso ao prontuário médico eletrônico e o código de registro será a cédula de identidade.
A digitalização destes dados permitirá que os médicos acessem a rede e conheçam, assim, as necessidades dos pacientes.
Além disso, entre outras utilidades, esta reforma sanitária permitirá saber se um paciente solicita medicamentos em mais de um estado. Neste sentido, Villasmil garantiu que se a governação de Miranda entregar medicamentos a uma pessoa oriunda de outro estado, a governação de residência dessa pessoa deverá cobrir os gastos.
Por último, o coordenador de Saúde Miranda comentou que gostaria que os dados dos pacientes fossem integrados com o Município de Sucre, Metropolitana e o resto do país. “Eu almejo que algum dia Sanidad, Ipasme, o Hospital Militar e os demais centros assistenciais formem parte de uma mesma base de dados”, concluiu.
Fonte: Saúde Miranda