Através de uma ferramenta TIC, o projeto MEAL (Modifying Eating Attitudes and Actions through Learning) propõe uma metodologia de formação destinada a professores, estudantes e profissionais da nutrição, para que possam adquirir, treinar e oferecer educação nutricional básica a crianças de entre 9 e 12 anos.
O projeto surgiu a partir do aumento da obesidade na população europeia: o número de pessoas com este transtorno de alimentação triplicou-se nos últimos vinte anos. A Espanha, pontualmente, converteu-se no segundo país do continente com a maior taxa de obesidade em menores, que já atinge 28,3% da população infantil.
Neste contexto, a ferramenta será implantada em escolas para crianças de entre 9 e 12 anos. Pois bem, e em que consiste essa ideia? Para o ensinamento de nutrição e condutas saudáveis nas escolas, o MEAL oferecerá uma plataforma web que se baseará na pedagogia «»aprender fazendo”. As crianças não só incorporarão conhecimentos nutricionais, senão que também exercitarão habilidades através de um seriousgame no qual terão que alimentar uma família, com produtos criados por eles mesmos. Além disso, a ferramenta permitirá selecionar fases do jogo para que os menores possam continuar praticando em suas casas.
Em si, o projeto começará com a análise das necessidades dos usuários e o desenvolvimento tecnológico. Posteriormente, realizar-se-ão testes de validação na Áustria, Noruega, Itália e Espanha, com diferentes grupos de usuários (estudantes, profissionais e crianças).
Para o desenvolvimento da plataforma web, o MEAL utilizará ehCOS, uma plataforma tecnológica orientada a processos desenvolvida pela everis, que já demonstrou flexibilidade e capacidade para construir soluções no setor da saúde.
Durante a elaboração deste projeto, que será financiado pela Comissão Europeia com um importe de 500.000 euros, everis trabalhará em conjunto com a Universidade de Valência e a Universidade Jaume I de Castellón, como especialistas em desordens psicológicas e terapias de tratamento da obesidade infantil. Além disso, estão envolvidos três sócios europeus da Noruega, Áustria e Itália. O Centro de Investigação Biomédica em Rede e Fisiopatologia da Obesidade e da Nutrição (CIBERobn), por sua vez, também dará seu apoio.
Espera-se que o MEAL permita criar uma ferramenta TIC capaz de aumentar o nível de autoeficácia, autorregulação e motivação das crianças para mudar seus comportamentos alimentares e evitar, assim, a obesidade na idade adulta. A educação em matéria de saúde é um dos grandes desafios da sociedade atual.