«»Em breve estaremos operando 10 unidades a mais de telemedicina para que haja consultas de especialidade em zonas como Jalpan, Arroyo Seco, Peñamiller e Pinal de Amoles , e com isso aumentaremos muito a cobertura dos pacientes nos 18 municípios»», garantiu Mario César García Feregrino, secretário de Saúde de Querétaro, México.
A medida será implementada para dispersar, de maneira mais efetiva, os serviços da dependência. Deste modo, com a incorporação de dez unidades de telemedicina, evitar-se-á que os pacientes tenham que trasladar-se até a capital para passar por uma consulta médica e obter um diagnóstico.
Através de equipamentos de alta tecnologia dotados de codificadores, decodificadores e telas planas de alta definição, médicos de diversas especialidades -como oftalmologia, otorrinolaringologia, medicina interna, medicina integrada e cirurgiões- poderão realizar interconsultas à distância e proporcionar tratamentos adequados nas comunidades mais distanciadas.
«»O mais importante é que os pacientes não terão que vir. Implementaremos o sistema de referência e contrarreferência já desde o lugar assim como a transferência e transmissão de dados»», indicou García Feregrino.
Desde os principais centros hospitalares, os médicos observarão a pacientes de diferentes municípios através da tecnologia e poderão revisar sinais vitais, analisar eletrocardiogramas, tomografias, ultrasons e raios X.
«»Eu acredito que seremos um dos estados no país com uma das maiores coberturas neste tema”, concluiu o funcionário.
Fonte: Diario de Querétaro