O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) colocou à disposição um crédito de 6 milhões de dólares para o Programa Salud.uy, que objetiva fortalecer o Sistema Nacional Integrado de Saúde do Uruguai mediante a conformação da Rede Assistencial.
Com este projeto, através do uso das Tecnologias da Informação, procurarão gerar ferramentas que contribuam para melhorar o acesso a serviços sanitários de qualidade.
Em primeiro lugar, trabalharão com um enfoque unificado em nível nacional que contemplará: prontuário médico eletrônico, imagenologia, e fortalecimento do Ministério de Saúde Pública.
Para lográ-lo, elaborarão os padrões, as estratégias tecnológicas e os planos de implementação que abrirão o caminho para a criação de um prontuário médico eletrônico de alcance nacional. Por sua vez, como teste piloto, será desenvolvido um sistema de teleimagenologia em um grupo de prestadores.
O acordo foi pactado entre o BID, os ministérios de Saúde e de Economia, a Agência de Governo Eletrônico e Sociedade da Informação, e a Presidência da República Oriental do Uruguai.