Premiam a Faculdade de Medicina da Universidade de Cartagena por seu trabalho em telessaúde

Telemedicina

A Faculdade de Medicina da Universidade de Cartagena, Colômbia, obteve o prêmio internacional “Melhor projeto de Ciência, Tecnologias e Inovação em Saúde” por seu trabalho “Estratégias tecnológicas para melhorar a gestão das instituições e a rede prestadora de serviços de saúde no departamento de Bolívar, República da Colômbia”.

O médico Fredy Pomares, quem possibilitou o atendimento médico especializado em zonas de difícil acesso de Bolívar, lidera o grupo de investigação em telemedicina da Universidade de Cartagena.

Mediante uma central computadorizada que funciona no Hospital Universitário, os médicos especialistas escutam e observam o paciente –que durante todo o processo é acompanhado por um médico geral que recebe as instruções do especialista-. Assim, à distância, podem participar da realização de ecografias, radiografias, cirurgias de pouca complexidade e emitir um diagnóstico. Neste sentido, um dos protagonistas do elo é Antari, uma solução e-Health que possibilita a comunicação à distância.

“A Faculdade de Medicina da Universidade de Cartagena destacou-se na Região Caribe, na liderança da implantação e uso das tecnologias da informação e a comunicação na área da saúde, coadjuvando na pertinência do atendimento à saúde como cadeia de valor social, baseadas em tecnologias amigáveis em saúde que implica um fortalecimento da rede prestadora de serviços de saúde pública e privada”, detalha o documento que tornou público o reconhecimento outorgado pela empresa espanhola GMV Soluções Globais Internet, especialista no desenvolvimento de soluções baseadas em tecnologias avançadas e inovadoras.

Fonte: El Universal

Please follow and like us: