Telessaúde: Diminuem as consultas externas e de urgência em Mante e Altamira

Telemedicina

Desde a implementação do programa “Telessaúde”, as jurisdições sanitárias de Mante e Altamira (México) foram atendidas mais de 27 mil consultas à distância, provenientes de zonas rurais de difícil acesso.

O secretário de Saúde, Norberto Treviño García Manzo, referiu-se ao impacto do projeto e especificou: “Dentro destas ações foram efetuadas 10.668 consultas e interconsultas, 7.926 tomadas de amostras de laboratório, 1.669 estudos de gabinete como raios X, ultrasons e TAC”.

Além disso, nas comunidades rurais que não há uma unidade hospitalar próxima, foram outorgados 7.369 insumos –entre medicamentos e materiais curativos-.

O programa, impulsionado pelo Governo de Tamaulipas em 2013, permite que os cidadãos acessem um atendimento médico especializado de segundo e terceiro nível mediante consultas em tempo real, sem necessidade de trasladar-se para outra localidade.

Segundo notificou Treviño García Manzo, os resultados obtidos até o momento demonstram que nos hospitais regionais diminuíram em 6% as consultas externas e 8% as consultas de urgência.

“A mayoria dos benefícios outorgados estiveram relacionadas aos atendimentos pediátricos, obstétricos, nutricionais e psicológicos”, concluiu o secretário de Saúde.

Fonte: Governo do Estado de Tamaulipas

Notícias relacionadas: Aprovam por unanimidade a Lei do Expediente Clínico Eletrônico em Tamaulipas

Please follow and like us: