Durante o CES2014, realizou-se o V Encontro de Saúde Digital entre os dias 7 e 10 de janeiro em Las Vegas, Estados Unidos.O encontro, enfocado nas tendências e inovações tecnológicas da área da saúde, apresentou soluções digitais de diagnóstico, tratamento e monitoramento de enfermidades como pressão sanguínea, obesidade, e problemas de visão, entre outras.Inovações como jogos para conscientizar sobre a importância do cuidado da saúde, sensores corporais que proporcionam as constantes vitais para tomar decisões a tempo, monitoramento em tempo real, foram algumas das novidades apresentadas pelos principais provedores de tecnologias aplicadas à Saúde.
Produtos com tecnologia de uso médico
Entre os projetos mais destacados encontra-se Imedipac, um porta-comprimidos inteligente pensado para que os idosos administrem corretamente os medicamentos prescritos por um profissional.
Criado pela empresa francesa Medissimo, o dispositivo conta com um chip RFID (uma tecnologia de identificação remota) e sensores que ordenam ao paciente o que – e quando- medicamentos tomar, através de sinais sonoros e luminosos.
“A cada dia milhões de pessoas consomem pelo menos uma dúzia de fármacos, motivo pelo qual o porta-comprimidos inteligente Imedipac pretende evitar erros na adesão ao tratamento. O dispositivo monitora através de sensores, e através de uma aplicação móvel, se o paciente comete um erro”, explicou Caroline Blochet, CEO de Medissimo.
Outra das propostas distinguidas foi Smart Wireless Finger Pulse Oximeter, apresentado por Nonin –empresa dedicada ao monitoramento médico não invasivo-.
O medidor de NoninConnect conta com tecnologia bluetooth, o qual prolonga o tempo de utilidade, já que se trata de um produto de baixo consumo energético. Por outro lado, é notável a visualização simples dos resultados e o sistema que notifica ao usuário se o dedo está posicionado corretamente no dispositivo. Os resultados das medições do pulso ou da saturação de oxigênio no sangue podem ser vistos em qualquer dispositivo móvel com sistemas iOS, Android ou Windows.
O futuro da mHealth
O doutor Joseph Kvedar, diretor do Center for Connected Health at Partners HealthCare de Boston, foi o responsável por moderar uma das conferências brindadas durante o V Encontro de Saúde Digital.
Na sessão “Point-of-care, everywhere”, discutiram sobre possíveis estratégias para lograr um maior interesse nos aplicativos de saúde. Kvedar ofereceu três ideias para desenvolver apps: enfocar-se em informação baseada nos interesses dos pacientes; trabalhar para que apareçam personalizadas; e reforçar a conexão comunitária que utilize las soluções.
“Estamos indo rumo ao acesso de uma experiência completa de atendimento médico na comodidade dos lares”, afirmou Walter De Brouwer, fundador da Scanadu, empresa dedicada ao desenvolvimento de um dispositivo de diagnóstico através de um smartphone.
Segundo detalhou De Brouwer, em março a empresa enviará 8.000 equipamentos aos colaboradores financeiros da rede de crowfunding Indigogo, onde se realizou uma coleta econômica para poder desenvolver o projeto e realizar um teste piloto do sistema.
Laura Mitchell, vice-presidente de desenvolvimento de negócios em GrandCareSystems, afirmou: “A informação deveria ser enviada em recordatórios constantes”.
Everyday Health Awards
Os prêmios “Everyday Health” reconheceram as conquistas mais importantes em matéria de e-Saúde e aos avanços tecnológicos em produtos ou serviços projetados para melhorar a qualidade do atendimento médico.
A entrega dos prêmios dividiu-se nas seguintes categorias: The Healthy Consumer, Patient Diagnostics and Manageament, Emerging Tech, Inclusive Innovation, Student Innovation, and Healthiest Company.Para conhecer os ganhadores dos “Everyday Health Awards” clilque aqui.