O Ministério de Saúde do Panamá implementará um sistema de Tecnologia Informática de Saúde (TIS) em cinco centros de saúde e cinco Centros de Atenção Primária de Saúde Inovadores (MINSA-CAPSI) localizados no interior do país. O projeto contempla um sistema integral corporativo de gestão hospitalar e Prontuário Médico Eletrônico, que integrará as áreas de Atenção Hospitalar e Primeiro Nível.
Segundo anunciou o ministro de Saúde, Javier Díaz, a execução da iniciativa alcançará a aproximadamente 100 centros de saúde em dois anos.
O sistema envolverá oito módulos: hospitalização, consulta externa, atenção primária, receita eletrônica, farmácia, quirófano, emergências e laboratório.
«»Com este sistema, o médico pode acessar o nosso expediente desde qualquer lugar do país, o que melhorará o atendimento médico»», explicou o presidente Ricardo Martinelli.
Por sua vez, detalhou que os profissionais autorizados poderão revisar seus horários médicos e consultar os diferentes procedimentos que foram realizados durante um processo assistencial, inclusive se o paciente realizou consultas em diferentes centros de saúde dependentes do Ministério.
Os objetivos principais são garantir um atendimento à saúde integral e coordenado e eliminar os expedientes clínicos manuais dos centros e hospitais, por isso o sistema informático está preparado para armazenar os dados dos cidadãos em forma digital.
A informação sanitária será gestionada pela companhia CSC, adjudicatária do projeto. Deste modo, os centros dependentes do Ministério de Saúde do Panamá -mais de 20 hospitais e 80 centros de atendimento de primeiro nível- disporão de um sistema coordenado e centralizado, baseado nas soluções xHIS e eSIAP.
Antonio Alonso, diretor da CSC Saúde na América Latina, garantiu que as soluções oferecem eficácia e eficiência na gestão integral dos serviços de saúde e facilitam a continuidade dos cuidados assistenciais. «»Agradecemos a confiança em nosso modelo de saúde coordenada focalizado no paciente. É uma honra para nós colaborar com o Ministério de Saúde do Panamá em seu projeto de Expediente Clínico Eletrônico, que lhe permitirá integrar e coordenar seus serviços de saúde graças às Tecnologias da Informação e da Comunicação”, concluiu.
Fonte: Governo Nacional da República do Panamá