O Ministério de Saúde e Esportes da Bolívia incorporará um sistema de atenção sanitária à distância nos hospitais públicos de primeiro, segundo e terceiro nível. Desta maneira, os cidadãos poderão acessar consultas com médicos especialistas sem ter que trasladar-se a outras cidades.
A medida permitirá que os pacientes sejam atendidos e tratados em tempo real mediante videoconferência.
Segundo informou o vice-ministro de Saúde e Promoção, Martín Maturano, a incorporação da telessaúde aos serviços sanitários nacionais demandará um investimento de 20 milhões de dólares.
“Sem dúvidas este projeto marcará um antes e um depois na história da saúde pública no país”, afirmou Maturano.
Além disso, o vice-ministro considerou que se trata de um dos benefícios mais nobres que as ferramentas TI podem outorgar, já que a atenção sanitária poderá atingir toda a população.
“Esperamos que o programa chegue até o último canto do país”, sustentou Maturano. Para lográ-lo, utilizarão os serviços do satélite Túpac Katari, lançado no espaço dia 20 de dezembro de 2013.
Juan Carlos Calvimontes, ministro de Saúde da Bolívia, detalhou que instalarão quatro níveis de Telessaúde: Tele 1 se conectará em 269 municípios, Tele 2 em 61 municípios e Tele 3 em nove municípios. Por sua vez, Tele 4 será a plataforma que administrará a base de dados e a infraestrutura digital.
De acordo com o previsto pelo Ministério de Saúde e Esportes, o projeto será implementado durante o segundo semestre do ano.
Fonte: Agência Boliviana de Informação