Os hospitais Adriana Cousiño, de Quintero, e Dr. Mario Sánchez, de La Calera, juntaram-se ao sistema de telemedicina para realizar diagnósticos de especialistas sem ter que trasladar os pacientes a outros hospitais de maior complexidade.
Leonor Arias, diretora do hospital de Quintero, declarou: “A incorporação da telemedicina é de suma importância porque melhorará a tecnologia e a satisfação do usuário”.
“Esta implementação é sumamente relevante, já que vai melhorar o acesso aos especialistas e melhorar a pertinência das derivações dos estabelecimentos de baixa complexidade até os estabelecimentos de maior complexidade”, acrescentou Claudio Yáñez, diretor do Hospital de La Caldera.
O programa de telemedicina, que começou a instalar-se nos hospitais do Serviço de Saúde Viña del Mar Quillota em janeiro de 2013, permite conectar ao vivo um médico geral com outro médico especialista localizado no hospital base de alta complexidade -Dr.Gustavo Fricke ou San Martín- que realiza diagnósticos à distância.
O Hospital Adriana Cousiño, em particular, já havia incorporado um eletrocardiograma que envia os exames a Santiago, desde onde anexam o informe de um cardiologista para obter um melhor diagnóstico em menor tempo.
Fonte: Serviço de Saúde Viña del Mar-Quillota
Notícias relacionadas: Três hospitais chilenos implementaram consultas remotas