O Hospital El Cruce – Néstor Kirchner de Florencio Varela obteve a certificação ISO 9001:2008, que garante que o serviço de atendimento inicial de pacientes críticos derivados da rede hospitalar conta com os requisitos do Sistema Standard de Gestão.
A certificação foi outorgada pela seguradora holandesa Det Norske, uma das três entidades líderes do setor, e tem uma de vigência de três anos.
O reconhecimento chegou logo após quatro anos de trabalho intenso para cumprir um objetivo: criar um centro hospitalar modelo de atendimento público. De fato, o Hospital El Cruce foi nominado como o quinto hospital de Alta Complexidade em Rede mais importante da América Latina. Além disso, em meados de 2013, foi destacado por Carissa Etienne, máxima autoridade da Organização Pan-americana da Saúde (OPS), como um exemplo argentino de evolução para outras regiões.
Ricardo Otero, responsável pela Área de Qualidade do hospital, afirmou: “Alcançar a certificação ISO 9001:2008 é o resultado do esforço conjunto realizado nos quatro anos prévios por toda a equipe do HEC, sem exceção de nível hierárquico, que conteve a necessidade de trabalhar com qualidade e se comprometeu com isso”.
Por sua vez, Otero explicou à E-Health Reporter Latin America que para manter a certificação é necessário continuar com o compromisso assistencial. E detalhou como foi o período para alcançar a certificação: “O processo desenvolvido para chegar a este porto foi complexo e de exigência crescente, basicamente centrado na indução dos recursos humanos em temas de qualidade, seguida por uma capacitação mais profunda, a implementação das melhoras e, finalmente, a avaliação, primeiro interna e logo externa, cujo resultado final foi a certificação. Durante este lapso praticamente a metade da planta foi envolvida, o que inclui profissionais e não profissionais, tanto das áreas assistenciais, como administrativos e técnicos”.
No Hospital El Cruce, são conscientes de que é vital avançar em outros processos para garantir excelência e eficácia no atendimento dos usuários do hospital e dos pacientes derivados. Por isso, Otero afirmou: “Ampliarão a base de processos submetidos à avaliação externa, para o qual progressivamente serão incorporadas outras áreas, considerando que para finais do presente ano se certifiquem outros quatro ou cinco processos. Neste aspecto, a colaboração de todo a equipe hierárquica foi – e será – fundamental, brindando o impulso e sustento para poder cumprir com as expectativas”.
Notas relacionadas: “No Hospital El Cruce, a tecnologia está presente todo o tempo”