A Comissão Europeia financia um projeto, conhecido como Equity-LA II, que pretende estudar o impacto das estratégias de atendimento em redes integradas de serviços de saúde (RISS) da América Latina.
Trata-se de uma investigação que dá continuidade ao Equity-LA – centralizado na análise do acesso e a coordenação do atendimento nas redes de serviços de saúde do Brasil e da Colômbia– e o amplia, já que incorpora quatro países com diferentes tipos de sistemas de saúde: Argentina, Chile, México e Uruguai.
María Luisa Vázquez, coordenadora do projeto, é especialista nos serviços de saúde pública da região e no dia 6 de maio visitou a cidade santafesina de Rosário, que proximamente será sede do Equity-LA II na Argentina.
Segundo o secretário de Saúde Pública local informou, Leonardo Caruana, o objetivo é estudar o sistema de saúde rosarino através do seguimento de pacientes com diabete mellitus tipo 2 e EPOC (enfermidade pulmonar obstrutiva crônica).
A Universidade Nacional de Rosário e o Instituto da Saúde Juan Lazarte colaborarão com o Equity-LA II, que adota um design experimental para avaliar intervenções complexas, com um enfoque de investigação-ação participativa.
Fonte: Municipalidade de Rosário