O Hospital Dr. Sótero del Río de Chile apresentou a implementação do Registro Clínico Eletrônico, que permitirá compartilhar a informação sanitária dos pacientes entre os diversos agentes do hospital.
O projeto Pulso foi desenvolvido durante sete meses por profissionais clínicos e informáticos para integrar as demais plataformas digitais que já existiam no hospital. Desta forma, desde um só lugar se poderá: solicitar e visualizar exames de imagenologia, gerar receitas agudas e crônicas, recopilar dados de atendimento de urgência, e diferenciar epícrise de hospitalização, entre outras funcionalidades.
O chefe da iniciativa, Daniel Waman, afirmou: “O que significa um desenvolvimento local nos permite ter uma evolução rápida com respeito aos requerimentos para criar esta ferramenta. Ajustamos-nos aos tempos de acordo com as necessidades existentes dos própios profissionais clínicos, que são os que usam o Registro Clínico Eletrônico”.
Por sua vez, explicou que os profissionais do hospital chileno terão acesso online à informação clínica do usuário, independentemente de onde tiver sido atendido (seja no hospital ou em um consultório externo).
A implementação do Hospital Dr. Sótero del Río forma parte da estratégia ministerial SIDRA (Sistema de Informação da Rede Assistencial), que tem como finalidade informatizar processos de saúde.
“É fundamental que o Complexo Assistencial esteja informatizado com Pulso, já que é o estabelecimento de saúde com maior número de prestações da Rede Assistencial. A chave é a integração de sistemas com o objetivo de contar com a informação online e transparente para o paciente”, afirmou Juan Cristóbal Morales, coordenador do SIDRA.
Segundo destacou Morales, o projeto Pulso permitirá conectar o atendimento do paciente com a APS (Atenção Primária da Saúde).
Fonte: Hospital Dr. Sótero del Río