A quarta edição da ExpoHospital 2014, realizada de 23 a 25 de julho em Santiago, reuniu profissionais, informáticos e executivos do setor com os principais produtores de sistemas e soluções TI para a área da Saúde.
Demarka:Traçabilidade, codificação e pulseiras de identificação
A empresa chilena, associada com Motorola Solution e Zebra Technologies, apresentou no evento a HC100, uma impressora de pulseiras antimicrobianas que permite traçar informação sobre medicamentos administrados.
“O mercado da saúde é bastante atrativo em soluções de traçabilidade. Nós temos uma área que está enfocada nas necessidades de cada instituição e desenvolvemos soluções de pacotes que se adaptam a estas necessidades”, destacou Francisco Santander, chefe de Marketing da empresa.
Everis: HIS/Sistema de Gestão Hospitalar
Sebastián Domínguez Garrido, gerente Health da Everis Chile, expressou que a multinacional decidiu participar na feira para apresentar no país andino seu Sistema de Gestão Hospitalar, ehCOS.
“Temos um produto bastante inovador e modular, isso nos permite oferecer uma tecnologia nova que, hoje em dia, não está no mercado”, afirmou Domínguez em relação ao HIS da Everis.
Por sua vez, contou que na ExpoHospital exibiram um processo completo porque os clientes necessitam ver o sistema funcionando, alguma espécie de fluxo completo de atendimento médico, seja de urgência hospitalar ou ambulatória.
Por último, Dominguez antecipou que o objetivo principal da companhia -Latinamerican Healthcare IT Company of the Year Award- é participar do projeto SIDRA.
GlobalMed Chile: Telemedicina, teleconsulta e test
Mediante convênio-marco, a empresa é provedora do Ministério de Saúde do Chile, cobre o terreno nacional, tanto continental como insular, e proximamente chegará à Antártida.
Marcelo Ramírez, chefe de Produto de GlobalMed, detalhou que as soluções da companhia são centrais unificadas de diferentes periféricos médicos, como por exemplo câmaras multipropósito, oftalmoscópios, estetoscópios e otoscópios. E acrescentou: “Temos uma nova geração de carro de teleconsulta, uma nova tecnologia para videoconferência, e nosso produto estrela continua sendo o teste, um dispositivo que nos permite levar as instalações médicas a lugares remotos, tendo a possibilidade de realizar exames e transmiti-los em tempo real através de nossas plataformas de videoconferência.”
iSalud: Gestão de Abastecimento online
Interoperável, modular e escalável é a plataforma de gestão de abastecimento online que a empresa chilena desenvolveu para clínicas, centros médicos e hospitais.
Pedro Soto, subgerente Comercial da firma, disse: “Nossa solução é cem por cento web e funciona desde que o pedido sai de cada uma das unidades até o pagamento, passando pela ordem de compra, pela recepção, pelo manejo de bodega, pela integração com a factura eletrônica e pela publicaçãodos pagamentos.”
InterSystems: Saúde Conectada e Interoperabilidade Estratégica
Para a corporação, a ExpoHospital é uma vidreira que permite exibir produtos. De fato, Luis Parsons, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Área Comercial, temum ditado ao respeito: “Percebe-se quando uma empresa vemà feira. Equando não vem, percebe-se mais”.
Segundo afirmou Parsons, o objetivo da InterSystems é melhorar a saúde das pessoas. “Acho que o que estamos fazendo é relevante para a saúde. No Chile nos conhecem fundamentalmente por nosso sistema clínico, que é uma ficha eletrônica com todos os componentes para o cuidado do paciente, mas nossa plataforma é de tecnologia pura em nível de base de dados, ferramentas de gestão, de informação de negócios”, indicou.
MMRAD: Informes médicos online e braço robótico
O diretor Luis Meneses Quiroz expressou que participaram na feira com dois objetivos:
1. Vender serviços de informes online de exames médicos.
2. Apresentar o desenvolvimento de um sistema de ultrassom com telecomando, um braço robótico que permite realizar estudos à distância.
“O braço robótico está em etapa de protótipo e buscamos pessoas que estejam interessadas no desenvolvimento e na acreditação do produto”, afirmou Meneses Quiroz.
Philips: Imagenologia e soluções para pacientes crônicos
A multinacional apresentou duas linhas de produtos:
1. Imagenologia: tomografia, angiografia cardiovascular, ressonância magnética e radiologia digital direta.
2. Soluções para pacientes crônicos: ventilação domiciliar não invasiva, para aqueles pacientes que necessitam suporte ventilatório; e linha Sueños, para tratar apneias.
“Na expo a gente se encontra com pessoas que não vão aos congressos, com gente que está a cargo da compra dos produtos, que lideram projetos”, comentou María Marta Pérez, Account Executive da Philips Healthcare.
Saydex: BI/BA, Indicadores prospectivos e portal online
Juan Rodríguez, gerente geral da companhia ganhadora do Prêmio Inovação Empresarial TIC 2013, explicou que decidiram exibir na ExpoHospital as novas funcionalidades dos aplicativos que já foram instalados no mercado, tanto para o setor clínico como para os centros de Atenção Primária da Saúde.
“Estamos enfatizando três linhas, e em cada uma delas temos um aporte, uma solução, um aplicativo, uma ferramenta informática”, detalhou. As três linhas às quais se referiu Rodríguez são:
1. BussinesIntelligence/Business Analytics, relacionada com a exploração daqueles dados que podem cruzar-se em função de melhorar a tomada de decisões e as políticas sanitárias.
2. Indicadores prospectivos, mediante VioSalud, uma ferramenta web que permite visualizar graficamente dados de urgência e do departamento ambulatório em tempo real.
3. Democratização da informação, através do portal Mi Salud, uma solução web que dispõe dos Prontuários Médicos Pessoais online para que as pessoas acessam de forma fácil e segura seus dados médicos.
“Nós achamos que o que temos, que é nosso, sempre se deve melhorar; portanto vamos melhorando o que temos e com alta vinculação com a saúde pública. Desde há meados do ano passado, começamos a aprofundar nossas relações com as casas de estudo, com as universidades, e definimos a Bolsa Saydex”, contou Juan Rodríguez.
Telefônica: GDA, GRP, Telemedicina e Imagenologia
A vertical chilena da companhia multinacional reestruturou há pouco tempo um grupo de trabalho dedicado à Saúde e apresentou quatro soluções:
1. Gestão de Demanda Assistencial (GDA), que permite outorgar horários médicos e está orientado a terminar com as filas nos centros de saúde. Mediante este sistema, o cidadão fica habilitado para realizar um agendamento da hora médica.
2. Gestão Remota de Pacientes (GRP), que recoleta informação capturada nos domicílios daqueles pacientes contemplados para realizar um acompanhamento médico à distância. Geralmente, está enfocado ao tratamento de pacientes com enfermidades crônicas.
3. Telemedicina, que admite realizar consultas médicas e interconsultas à distância. Ainda que estejam trabalhando de maneira descentralizada com esta solução, a companhia aposta em encarar um projeto nacional.
4. Imagenologia, que gestiona e centraliza as imagens médicas na nuvem e admite vincular a uma “x” quantidade de radiologistas com uma “x” quantidade de instituições da saúde.
Nicolás Giordano, subgerente de Soluções Digitais para a Área de Saúde, destacou o impacto social dos produtos: “GDA tem uma boa penetração nos municípios, atualmente estamos trabalhando comquase dez municípios em todo o Chile; na Comuna de Loprado, por exemplo, logrou-se reduzir e eliminar, praticamente, as filas no consultório. Se pensarmos nos adultos, nas pessoas de mais idade, onde em geral encontram-se enfermos, a sala de espera termina sendo una zona de grandes contágios. Então facilitamos isso, e não somente lhes brindamos um melhor serviço aos cidadãos, senão, também, evitamos contágios.”
Vidal Vademecum Internacional: Informação farmacológica e guia farmacoterapêutica
A empresa líder em informação farmacológica participou da expo em aras de mostrar quais soluções estão disponíveis para o mercado chileno e que produtos já estão implementados no lugar:
1. Consult, um aplicativo web desde a qualos profissionais da saúde podem consultar informação farmacológica e acessar o referencial de medicamentos. Inclui acesso a equivalências estrangeiras de medicamentos, personalização da informação sobre medicamentos, e gestão da guia farmacoterapêutica de cada hospital.
2. Integrated, uma solução informática projetada para hospitais e atenção primária que permite acessar a totalidade dos módulos da Vidal Vademecum.
Paul Bonnet, diretor geral da companhia, explicou que existe uma localização da informação para cada mercado: “Nosso núcleo é a informação clínica, ou seja, as indicações, as contraindicações e as alergias próprias de um medicamento. Toda essa informação está elaborada em nível genérico sem as marcas comerciais, então o que fazemos é ensamblar esta informação clínica às marcas comerciais autorizadas pela Agência Nacional de Medicamentos.”
Web MHC SA Argentina: HIS de exportação
A companhia tem uma forte presençano mercado argentino e, em pró da expansão de negócios, visitou a feira para firmar alianças estratégicas no Chile.
“Viemos para apresentar o MHO, que é o HIS da empresa, porque decidimos que era o momento de começar a transpassar as fronteiras”, destacou Andrés Roberto Albor, gerente geral de Web MHC. E logo acrescentou: “Este sistema é totalmente web, interoperável, modular, escalável, e robusto; também está realizado em três capas.”